Melhorias Contínuas e Holísticas
Dicas para melhorias holísticas
Quando pensamos de forma holística abrangemos nossa maneira de pensar e entendemos a objetividade de cada ação.
Por isso, dentro de uma empresa a visão holística deve ser repassada como um valor para os funcionários, ao passo que seja algo intrínseco na rotina do negócio. No entanto, se a empresa atuar de forma a melhorar os processos de forma holística, fica mais fácil implementar esse valor.
Sendo assim, veja nossas dicas para que possa gerar valor interno e buscar as melhorias holísticas de forma orgânica e alinhada.
Equipe
A equipe precisa saber o quanto importa para os objetivos da empresa os detalhes de seus processos. Por isso, uma empresa que escuta seus funcionários tem mais chance de ter sucesso junto ao cliente.
Por exemplo, uma equipe de atendimento pode fornecer informações assertivas sobre as necessidades dos clientes que ligam na empresa. Bem como suas impressões sobre o comportamento dos clientes podem ajudar nas estratégias de vendas. Ou seja, as demandas já são holísticas, por isso a metolodologia brainstorming pode ser de grande valia.
Objetivos
Os objetivos de cada área são importantes, mas a objetividade da empresa precisa estar clara a todos os envolvidos. Isso porque ficará muito mais fácil buscar uma melhoria continua se todos entenderem para onde esse caminho levará o negócio.
Processos
Rever processos é fundamental na busca por melhorias holísticas. Sendo assim, a empresa deve acompanhar todos os processos de todas as equipes e revisá-los, se necessário. Muitas vezes um processo melhorado numa área, impacta na outra.
Impactos holísticos
Exatamente sobre os impactos que vamos falar. As pessoas numa empresa devem entender que tudo o que uma área faz vai impactar na outra. Bem como, nesse fluxo contínuo, impactam no cliente.
Por isso, caso a empresa esteja num fluxo negativo, é necessário rever a cultura instalada para alinhar visão e valores, de modo que possa reverter um fluxo contraproducente.