4 filmes para conhecer a vida de pintores famosos

Questões sobre pintores famosos aparecem em questões de vestibulares de todo país, assim como no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. 

Criar maneiras alternativas e menos maçantes para preparar-se para avaliações é um método eficaz e até mesmo relaxante.   

Por isso separamos uma lista com quatro dicas de filmes que irão ajudá-los a conhecer melhor a vida e obra de grandes artistas que marcaram seus nomes na história da Arte Contemporânea. 

Grandes Olhos (2014)

O filme conta a história real da pintora Margaret Keane, que ganhou enorme destaque nos anos 50, ao criar retratos de crianças com olhos imensos e assustadores.

Ademais, Margareth lutava pelas causas feministas e travou uma batalha judicial com o marido que alegava ser o autor de suas pinturas.

Com Amor, Van Gogh (2017)

Um ano após Van Gogh cometer suicídio. O carteiro e amigo pessoal do pintor, encontra uma carta enviada por ele, endereçada ao irmão, que nunca chegou ao seu destino.

Após pedir conselhos ao pai, o carteiro resolve entregar a correspondência. Ele segue rumo a cidade francesa de Arles, buscando encontrar algum familiar do pintor.

No entanto, nesse local acaba começando uma investigação para saber se o pintor realmente se matou.

Frida (2003)

Uma das maiores artistas da história do México, Frida Kahlo foi uma conceituada e consagrada pintora. No entanto, teve uma vida pessoal e artística repleta de altos e baixos.

O filme mostra como foi a sua carreira e todas dificuldades encontradas por conta da paralisia infantil, além de um grave acidente que sofreu aos 18 anos.

Ademais, o longa explora o casamento aberto que Frida teve com o pintor Diego Rivera e um caso com o político Leon Trotsky.

Modigliani (2003)

O filme conta a vida de Amedeo Modigliani um pintor italiano que destacou-se no mundo artístico. Amigo de Pablo Picasso, viveu em Paris no começo do século XX.

O longa que conta com a atuação de Andy Garcia, mostra a vida de um gênio que vive em constantes emoções, alegrias, angústias e frustrações, inspirado por amores e paixões e consumido pela obsessão.


E então, você já assistiu algum desses filmes?

Não deixe de conhecer também – 5 filmes para estudar a Revolução Francesa 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.