SAÚDE OCULAR! As 6 melhores frutas para os olhos segundo Harvard

Descubra as seis melhores frutas para os olhos

Um estudo de Harvard apontou quais são as seis melhores frutas para os olhos. Ou seja, além de fazer bem para a saúde, elas ajudam na proteção da visão, prevenindo doenças oculares comuns.

Há algumas vitaminas presentes nos alimentos que são indispensáveis para prevenir doenças muito comuns, como catarata e degeneração macular relacionada à idade. Então, descubra quais são para incorporar em sua alimentação.

As 6 melhores frutas para os olhos

Os estudos da Escola de Medicina de Harvard não apresentaram evidências definitivas, mas os resultados mostram que uma dieta rica em nutrientes potencializa a saúde ocular. Além disso, Ivana Kim, doutora e professora associada de oftalmologia de Harvard, indica que a retina, em especial a mácula, é um ambiente de elevado stress oxidativo, ou seja, possui um grande número de radicais livres. 

Dessa forma, os antioxidantes combatem os radicais livres e ajudam a proteger a retina desses danos que podem acontecer com o passar dos anos. Assim, as evidências mostram que as vitaminas A, C e E e minerais antioxidantes como zinco, previnem a progressão da degradação macular.

A luteína e a zeaxantina são carotenóides encontrados na retina e o consumo desses compostos melhoram a densidade do pigmento na mácula. Então, elas são muito encontradas em frutas e vegetais, em especial, nas cores amarela e laranja, bem como nas folhas verdes.

Estilo de vida mais saudável

As melhores frutas para os olhos também ajudam a ter uma qualidade de vida melhor. Afinal, são ricos em antioxidantes e vitaminas que são fundamentais para quem busca ser mais saudável.

1 – Melhores frutas para os olhos: as cítricas

Para começar a lista, temos as frutas cítricas, que são ricas em vitamina C, como as laranjas, limões e toranjas. Portanto, ajudam o corpo a formar e manter o tecido conjuntivo, incluindo o colágeno encontrado na córnea do olho.

Outra vantagem da vitamina C é que ela apoia a saúde dos vasos sanguíneos oculares, dessa forma, sendo um grande aporte na prevenção de doenças dos olhos, como a catarata.

2 – As frutas vermelhas

A segunda entre as melhores frutas para os olhos são as vermelhas, como os morangos, mirtilos e as amoras. Assim, são ótimos alimentos para o bom funcionamento dos olhos. Ou seja, os antioxidantes presentes nelas ajudam a prevenir o ressecamento, degeneração macular, pressão arterial baixa e os defeitos da visão. 

3 – Banana está entre as melhores frutas para os olhos

A banana é uma fruta muito consumida em todo o mundo e o potássio presente nelas é excelente para a saúde ocular como um todo. Em especial, para as pessoas que sofrem com olhos secos.

Isso acontece porque um dos componentes importantes que compõem o filme lacrimal e ajudam a manter sua espessura é o potássio, que está presente na fruta.

Há mais uma vitamina presente nas bananas que ajudam a proteger as córneas e proporcionam uma boa visão, que é a A. Por isso, inclua a fruta em sua alimentação diária.

4 – A manga e o mamão

Outros dois alimentos que estão entre as melhores frutas para os olhos são manga e mamão. Isso porque, elas estão cheias de nutrientes que ajudam a manter a saúde ocular.

Dentre os nutrientes essenciais da manga e do mamão, os dois principais são os antioxidantes luteína e a zeaxantina. Então, atuam como um protetor solar natural, portanto, absorvem excesso de luz que chega à retina, inclusive a luz azul, muito presente nas telas, como celulares e computadores.

5 – Damascos e pêssegos estão entre as melhores frutas para os olhos

Finalizando a lista das melhores frutas para os olhos, temos os damascos e pêssegos que contém vitaminas E, A e C, além de carotenóides. Aliás, possuem um alto teor de betacaroteno que ajudam na visão noturna e na capacidade dos olhos a se adaptarem em ambientes mais escuros e sem luz.

Como consumir esses alimentos?

Agora que já conhece os alimentos é importante pensar em como consumi-los. Então, além da fruta em natura você pode ousar em receitas para ter um resultado ainda melhor. Portanto, cogite misturá-los em um smoothie ou até mesmo criar uma sobremesa, como uma salada de frutas.

Não tem um horário ideal para comê-las. Portanto, pode ser como café da manhã, sobremesa ou lanche da tarde, o que você preferir. A única indicação é conter essas frutas ao longo das suas refeições para garantir a saúde ocular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.