Como melhorar a capacidade respiratória com exercícios

A nossa capacidade respiratória está associada com a quantidade ar que consegue entrar em nossos pulmões, tornando a oxigenação do organismo mais equilibrada e saudável. Com o passar do tempo, essa capacidade pode decair, pouco a pouco, fazendo com que respiremos uma menor quantidade de oxigênio.

Entretanto, existem alguns exercícios respiratórios que podem nos ajudar nesse processo de uma forma simples e efetiva. Veja abaixo cada um deles e comece a praticá-los hoje mesmo.

Como melhorar a capacidade respiratória com exercícios

A meditação, por exemplo, pode ser uma prática muito interessante para quem quer melhorar a capacidade respiratória. Isso porque essa atividade aumenta a nossa autoconsciência e nos conecta com o nosso corpo de uma forma mais profunda, fazendo com que percebamos a nossa respiração e consequentemente consigamos melhorá-la.

Mas, além de começar a meditar, você pode simplesmente fazer exercícios respiratórios como a respiração diafragmática e a respiração de lábios franzidos. Abaixo damos mais detalhes da cada uma dessas práticas:

1- Respiração diafragmática

A respiração diafragmática ajuda a melhorar a capacidade respiratória a partir do momento em que é possível garantir que o diafragma seja estimulado e fortalecido, melhorando a quantidade de ar que entra em nossos pulmões. Para praticá-la, basta seguir o passo a passo:

  1. Sente-se ou deite-se de uma forma que a sua coluna fique reta.
  2. Relaxe o seu corpo e ombros, soltando as tensões.
  3. Coloque uma mão sobre a sua barriga, e outra sobre o seu peito. Assim é possível acompanhar a entrada e saída de ar.
  4. Inspire o ar pelo nariz, profundamente. Exercite para que o seu abdômen se mova, e não o seu tórax. Se o seu peito estiver “enchendo”, é porque a respiração não está adequada. Você deve ter paciência e ir treinando aos poucos, até concentrar a entrada de ar no crescimento da barriga.
  5. Expire pelos lábios, mantendo-os franzidos, enquanto pressiona levemente o seu abdômen.
  6. Repita o processo pelo menos 3 vezes seguidas.

Sempre que perceber que está respirando de forma inadequada, subindo o tórax mais do que a barriga, tente corrigir a situação. Aos poucos a respiração diafragmática acontece de forma mais automática.

2- Respiração com lábios franzidos

Essa técnica de respiração é adequada para quem comumente sente falta de ar causada por algum tipo de doença crônica. Trata-se de um exercício que melhora a capacidade respiratória e traz mais qualidade de vida para o sujeito. Veja como praticá-la:

  1. Primeiramente, sente-se confortavelmente, mantendo sempre a sua coluna ereta.
  2. Relaxe os músculos dos ombros e do pescoço, evitando tensões nessas regiões.
  3. Inspire pelo nariz, contando até dois.
  4. Em seguida, expire o ar pela boca, pressionando os lábios como se você fosse assobiar. Expire contando até 4.
  5. A expiração sempre deverá ser o dobro de tempo quando comparada à inspiração.

A expiração pelos lábios franzidos faz com que as vias respiratórias fiquem abertas por mais tempo, ocasionando uma sensação de respiração mais leve e fluída.

3- Pratique exercícios regularmente

Além das atividades respiratórias citadas acima, lembre-se de sempre manter uma vida ativa, com exercícios físicos diários. Assim você respira mais adequadamente, aumenta o desempenho nos seus treinos e tem uma vida muito mais saudável. Crie uma rotina respiratória que traga mais qualidade de vida para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.