MEI tem direito a EXCELENTE BENEFÍCIO e pouco conhecido; veja como solicitar
MEI pode conseguir até 20% de desconto na compra de veículo novo. Veja como conseguir
Quem é MEI (microempreendedor individual) pode conseguir até 20% de desconto na compra de um carro novo. Isso porque os pequenos empreendedores entraram para o programa de venda direta das montadoras.
De acordo com o Ministério da Economia, cerca de 70% das empresas em atividades no final do ano passado eram de microempreendedores individuais. No entanto, a grande maioria deles não conhecia esse grande benefício para conseguir o seu carro 0 km.
A seguir, confira a nossa matéria na íntegra e entenda melhor como funciona e como conseguir o benefício.
Como funciona o desconto para MEI na compra de carro novo?
O MEI pode comprar carro novo com desconto diretamente com a fabricante, com a intermediação das concessionárias. No entanto, o processo de compra poderá demorar um pouco mais, uma vez que o cliente compra um carro que ainda está em produção, ao invés do veículo já fabricado.
Para realizar a compra, o microempreendedor precisar comprovar a existência da empresa. Para isso, são solicitados documentos como o cartão CNPJ e o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual.
A negociação é simples. No entanto, é importante estar atento a alguns pontos. O primeiro deles é que o veículo será da empresa, uma vez que a compra será com o CNPJ.
Sendo assim, a empresa será a dona do veículo e arcará com todas as suas despesas. Além disso, o carro poderá ser penhorado para pagar dívidas da empresa, o que também pode acontecer com as dívidas do veículo.
Ademais, uma das regras principais para conseguir o desconto de 20% na compra do veículo é não realizar a sua venda em um período inferior a 12 meses. A medida visa evitar que o benefício se torne um comércio, onde um empreendedor aproveita para repassar o veículo mais caro para outra pessoa e lucrar com a operação.
Como solicitar?
Para realizar a compra de um veículo como MEI e conseguir descontos de até 20%, o empreendedor precisa se dirigir a uma das concessionárias de veículos, no setor de venda direta. Assim, basta solicitar e iniciar a negociação.
Nesta modalidade, o veículo poderá ser entregue em até 150 dias. Por isso, o preço poderá sofrer reajuste de acordo com o mês em que o cliente irá receber, mas sem perder o desconto.
Cada montadora determina uma alíquota para os descontos. A Toyota, por exemplo, oferece desconto de 10% para carros como Corolla Sedã e a Hilux. Na Volkswagen, os descontos variam entre 6% e 17%, de acordo com o modelo.
A Nissan conta com descontos para modelos específicos. Confira:
- Frontier: de 11% a 18%;
- Sentra: 7%;
- Kicks: 10% a 11%;
- Versa: 6%;
- Leaf: 21%.
Por fim, a Hyundai oferece descontos apenas para frotistas. Sendo assim, a compra deve ser a partir de 2 veículos. Para comprar apenas um veículo pela concessionária, é necessário comprovar que já possui uma frota de, no mínimo, três veículos. Assim, poderá adquirir um desconto de 9% para a compra e 1 a 10 automóveis.
Como se tornar MEI?
Em primeiro lugar, para se tornar MEI, você precisa cumprir alguns requisitos que a modalidade exige. A seguir, confira as regras para se tornar um microempreendedor individual:
- Ter faturamento anual de até R$ 81 mil;
- Não participar como sócio ou proprietário de outra empresa;
- Se enquadrar em uma das ocupações da modalidade.
Ademais, vale ressaltar que, atualmente, é permitido que o MEI tenha até 1 funcionário. No entanto, o seu salário não pode ultrapassar o salário mínimo nacional ou o mínimo da sua categoria de trabalho.
Passo a passo
Após verificar que se enquadra nos requisitos da modalidade, você deverá acessar o site do Gov.br e pesquisar por “Cadastrar Microempreendedor Individual (MEI). Agora, basta clicar em “Iniciar” para fazer o seu cadastro.
Assim, siga todos os passos e informe todos os documentos solicitados. O cadastro é intuitivo e todas as instruções aparecem na tela. Mas, basicamente, você irá precisar do seu nome completo e CPF para se cadastrar.
Em seguida, defina o nome fantasia e as atividades que serão desenvolvidas no seu negócio.
Por fim, basta emitir o CCMEI, que é um documento que contém o seu CNPJ e os demais dados da sua empresa e comprovará que a sua empresa está aberta e regular.