O Ministério da Educação (MEC) informou na tarde de ontem (8) que houve um erro no sistema do Programa Universidade Para Todos (ProUni) que resultou na oferta de vagas duplicadas na 2ª chamada do processo seletivo do segundo semestre deste ano.
De acordo com a nota publicada pela pasta, foi realizada uma varredura no sistema que identificou inconsistências, com a oferta de vagas inexistentes.
Através de mensagem de e-mail enviada para as instituições de ensino participantes, o MEC afirmou que fará os ajustes com a exclusão das bolsas equivocadamente geradas pelo sistema. Além disso, a pasta informou que todas as operações realizadas no SisProuni desde 4 de setembro deverão ser refeitas pelas universidades.
Segundo a pasta, no total, apenas 257 bolsas de um total de 200.335 ofertadas (0,12%) foram duplicadas.
“O MEC reforça que a definição segue estritamente o edital e normativos do certame e que medidas para sanar os equívocos foram tomadas tão logo a situação foi identificada com o objetivo de garantir a equidade de condições previstas nos normativos”, explica a pasta.
ProUni 2022/2
Segundo o MEC, nesta edição do ProUni a oferta foi de 190 mil bolsas, entre parciais e integrais. De acordo com as regras do programa, a renda exigida para bolsas integrais é de até um salário-mínimo e meio, enquanto para as bolsas parciais, que ofertam 50% de desconto, a renda exigida é de até 3 salários-mínimos.
A seleção dos inscritos no ProUni 2022/2 foi feita exclusivamente com as notas das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): 2020 ou 2021. Nesse sentido, puderam se inscrever os candidatos que fizeram uma das duas edições e que obtiveram média de, no mínimo, 450 pontos nas provas. Além disso, só puderam participar aqueles que não zeraram a prova de redação.
Veja mais detalhes no edital do programa.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFMS divulga o resultado final do Vestibular Digital 2022; veja aqui o prazo para as matrículas.