MEC e Fiocruz: edital de Curso de Especialização de Gestão em Saúde

MEC lança edital de Curso de Especialização de Gestão em Saúde em parceria com a Fiocruz. Saiba mais informações!

O Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgam edital para processo seletivo do Curso de Especialização de Gestão em Saúde. De acordo com a recente divulgação oficial, as inscrições estão abertas e vão até o dia 4 de novembro.

MEC e Fiocruz: edital de Curso de Especialização de Gestão em Saúde

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a especialização será exclusivamente para trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) das regiões Norte e Centro-Oeste do país e trabalhadores que atuam na Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC

Objetivo

O objetivo da formação é a qualificação de trabalhadores da saúde, e áreas afins, nas competências essenciais da gestão de serviços de saúde.

A divulgação oficial destaca que estão previstos conteúdos que habilitem o estudante a compreender a política de saúde no Brasil; analisar as necessidades de saúde; gerenciar a logística de suprimentos; coordenar programas e equipes e avaliar práticas de saúde.

O curso será iniciado em março de 2023 e terá duração de 1 ano, explica o Ministério da Educação (MEC). A especialização será realizada na modalidade à distância, podendo ter encontros presenciais. A carga horária total será de 420 horas.

Perfis

De acordo com o Edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), são dois perfis de candidatos, sendo:

Perfil 01 – Trabalhadores do SUS, diplomados em curso de graduação, que estejam atuando no nível gerencial e/ou assistencial do SUS nas regiões Centro-Oeste e Norte do país; 

Perfil 02 – Trabalhadores, diplomados em curso de graduação, que estejam atuando na Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC, em Brasília.

Pré-requisitos:

  • Possuir diploma de graduação; 
  • Possuir habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade – internet, e-mail, fórum, chat etc; 
  • Dispor de 10 (dez) horas semanais para estudo; 
  • Comprovar vínculo institucional atual;
  • Disponibilidade para participar integralmente, responsabilizando-se pelos custos decorrentes de alimentação, deslocamento e hospedagem, das atividades presenciais ao longo do curso – 02 (dois) encontros presenciais a serem realizados:
  • na cidade de Brasília para alunos que trabalham na Região Centro-Oeste e na Secretaria de Educação Superior SESu-MEC
  • na cidade de Manaus para alunos que trabalham na Região Norte;
  • Disponibilidade para participar integralmente do encontro remoto (on-line) a ser realizado no final do curso. 

A inscrição deverá ser efetuada impreterivelmente até às 16 horas (horário de Brasília) do dia 04/11/2022.

Documentos

Antes de iniciar o envio dos documentos, o candidato deverá ficar atento ao prazo de encerramento. O procedimento de anexação dos documentos poderá ser interrompido automaticamente e o candidato não conseguirá anexar todos os documentos exigidos. Consulte o Edital de forma integral no site do Ministério da Educação (MEC).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.