O Ministério da Educação (MEC) divulgou o número de vagas ofertadas na 1ª edição de 2023 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com a pasta, a oferta total é de 67.301 vagas. Ao todo, 1.389 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil estão participando desta edição.
Conforme os dados da pasta, o estado de São Paulo é o que tem maior oferta de financiamentos para os estudantes, totalizando 9.542 vagas. Em seguida aparece Goiás e Mato Grosso, com 2.097 e 1.012 vagas respectivamente. Já o estado com menor oferta é Roraima, com apenas 149 vagas.
Fies 2023/1
De acordo com o edital do Fies 2023/1, o MEC receberá as inscrições no período de 7 a 10 de março. As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e deverão ser feitas online, exclusivamente por meio do Portal Acesso Único.
O edital estabelece ainda que, para participar, é pré-requisito ter feito uma das edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média e nota acima de zero na prova de redação. Além disso, é preciso ter renda mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos. O MEC exige comprovação de renda para a concessão do financiamento.
De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado da classificação e da pré-seleção do Fies 2023/1 está prevista para o dia 14 de março. Os candidatos pré-selecionados deverão acessar o sistema do Fies e complementar sua inscrição para contratação do financiamento entre os dias 15 e 17 de março.
Já a pré-seleção da lista da lista de espera acontecerá no período do dia 21 de março ao dia 18 de maio.
Acesse o edital do Fies na íntegra para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Fuvest publica a lista de aprovados na 2ª chamada do processo seletivo Enem-USP 2023; saiba mais.