MEC anuncia SiSU 2021/1 para abril e corrige ministro

O Ministério da Educação (MEC) publicou um anúncio nesta sexta-feira (11) informando que o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2021 será em abril. Anteriormente, Milton Ribeiro, chefe da pasta, havia concedido entrevista à TV Asa Branca (ABTV), de Pernambuco, na qual afirmou que o SiSU 2021/1 seria em janeiro de 2021. Logo, os interessados não poderiam usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. 

No entanto, o MEC corrigiu a informação. De acordo com a nota do ministério, como o  SiSU 2021/1 será em abril, poderá usar as notas do Enem 2020. A fala do ministro fez com que muitos estudantes reclamassem nas redes sociais. Para muitos deles não valeria a pena prestar o Enem 2020 se as notas do exame não pudessem ser usadas no SiSU 2021/1. As reclamações levaram o MEC a postar a nota sobre o SiSU.

Apesar disso, a pasta não citou o nome do ministro. Acredita-se o Ribeiro tenha confundido a data do SiSU 2021/1 com as datas de inscrição do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), previstas para janeiro de 2021.

O que é o SiSU

O SiSU é um sistema informatizado do Ministério de Educação (MEC), cujo objetivo é de facilitar o acesso dos estudantes a instituições públicas de ensino superior. Desse modo, as instituições oferecem as vagas e os candidatos com melhor colocação são classificados para as vagas. A seleção é feita a partir das notas do Enem. As vagas são distribuídas de acordo com o estabelecido pela Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e em consonância com a política de ações afirmativas das instituições. O candidato pode escolher até dois cursos, de acordo com a universidade, o município e o turno.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Corte no MEC pode afetar educação básica em até R$ 1 bilhão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.