MEC afirma que ainda não fechou contrato para o Enem Digital - Notícias Concursos

MEC afirma que ainda não fechou contrato para o Enem Digital

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que ainda não finalizou o contrato para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na versão digital. O Enem Digital ocorrerá pela primeira vez na edição de 2020 do exame. No entanto, há quase 60 dias para a aplicação do Enem Digital, o contrato ainda está na fase final e os custos ainda não foram bem definidos. 

Atraso pode comprometer logística da prova

Para a realização do Enem Digital, no entanto, o MEC precisa alterar o contrato com a Fundação Cesgranrio referente ao exame impresso e incluir os detalhes necessários para a nova versão. De acordo com o doutor em educação Ocimar Alavarse, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional da USP, o atraso pode comprometer a realização da prova, bem como a sua segurança.

“O problema envolve toda a logística da prova: preparação do local, dos dispositivos, a transmissão dos dados, o processamento das informações. Para isso, precisam ser feitos testes, e em dois meses, isso pode ficar comprometido. Em tese, a empresa só poderá fazer tudo isso quando tiver assinado o aditamento”, disse.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas ocorrerão nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Já a versão impressa ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro.

Neste ano, o Enem Digital será um projeto piloto. A projeção do MEC é de que o Enem se torne completamente digital até 2026. Nesta edição, o Inep recebeu, ao todo, 5,8 milhões de inscrições, das quais 96 mil são para a versão digital. O número representa 1,7% do total.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Fonte: G1.

Leia ainda Corte no MEC pode afetar educação básica em até R$ 1 bilhão.

Confira O que fazer se “der um branco” na prova? Confira três dicas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?