O foguete VSB-30, lançado às 14h, do último domingo (23), a partir do Espaçoporto de Alcântara, localizado no estado do Maranhão, levou a bordo o Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM), de acordo com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).
MCTI: lançamento do foguete VSB-30 é realizado com sucesso
Os próximos passos envolvem a análise dos resultados dos experimentos científicos, destaca a recente divulgação oficial. Estiveram presentes no evento, o ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, que veio acompanhado pela comitiva composta de Diretores, Secretários e Chefes de gabinetes do ministério. Além disso, presenciou o lançamento, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Microgravidade
De acordo com a divulgação oficial, após a qualificação, a Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) já poderá ser utilizada para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade.
Ressalta-se que desde a concepção da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), houve intensos esforços de desenvolvimento de tecnologia no mercado nacional.
Capacitação e inovação
Há interesse em prover serviços de experimentos em microgravidade no Brasil, e a Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) coroa esse processo de capacitação junto às empresas nacionais, destaca o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).
Sobre a Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM)
A Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira, a empresa Orbital Engenharia, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), de acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).
Forno Multiusuários
Nessa plataforma, foi embarcado um conjunto de instrumentos para a avaliação do desempenho do voo e o experimento “Forno Multiusuários”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Novas tecnologias através do sucesso na Operação Santa Branca
O sucesso da Operação Santa Branca permite ao país explorar este tipo de lançamento para os interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento de tecnologias no ambiente de microgravidade.
O investimento em tecnologias inovadoras sobre microgravidade ocorre desde 1998
De acordo com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), o Programa Microgravidade foi criado em outubro de 1998, por meio da Resolução nº 36, do Conselho Superior da AEB. Ele teve sua última reestruturação em janeiro de 2015.
O objetivo é viabilizar a realização de experimentos científicos e de desenvolvimento tecnológico, por meio de seleção, com base no mérito científico-acadêmico-tecnológico, de propostas submetidas a Anúncios de Oportunidades (AOs).