MCTI: ato bilateral entre Brasil e Argentina fortalece a cooperação em biossegurança de produtos biotecnológicos

Ato bilateral entre Brasil e Argentina fortalece a cooperação em biossegurança de produtos biotecnológicos. Confira informações do MCTI!

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações firmou na última quinta-feira (20), juntamente com o ministro da Economia da Argentina, o Memorando de Entendimento (MdE) entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI) e o Ministério da Economia da Argentina para cooperação em biossegurança de produtos da biotecnologia moderna. 

MCTI: ato bilateral entre Brasil e Argentina fortalece a cooperação em biossegurança de produtos biotecnológicos

Conforme informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI), o instrumento visa fortalecer a cooperação bilateral em CT&I, particularmente em biossegurança de produtos da biotecnologia moderna, incluindo OGM e avaliação de risco de OGM. 

Pelo MCTI, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) ficará responsável pela implementação e execução do MdE, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI).

Riscos biotecnológicos

Para o ministro do MCTI, Brasil e Argentina estão dando um passo pioneiro na avaliação de risco de produtos da biotecnologia moderna, pois não foi identificado nenhum tipo de cooperação semelhante ao redor do mundo, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI).

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI), os dois países são exemplo de integração com potencial de impacto positivo nas suas economias. 

Redução de custos para pequenas empresas

Além disso, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI), ainda segundo o ministro, os principais beneficiados com a cooperação serão os pequenos empreendedores, proprietários de empresas de base tecnológica, que queiram exportar seus produtos, pois a cooperação prevê o estabelecimento de procedimentos comuns que resultem na redução de custos e de tempo nas avaliações de risco comuns aos dois países.

CONABIA, SENASA e MCTI

O presidente da CTNBio/MCTI destacou que a Comissão interage há algum tempo com a Comisión Nacional de Biotecnología Agropecuaria (CONABIA) e o Servicio Nacional de Sanidad y Calidad Agroalimentaria (SENASA), seus homólogos argentinos, e há dois anos discute uma colaboração mais efetiva, e que o documento que foi assinado é o resultado dessas discussões e dará respaldo para avançar em ações de interesse do Brasil e da Argentina, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI).

Tecnologia e investimentos

Esse modelo de acordo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI) impacta positivamente as relações entre os países, estimula investimentos e direciona a economia, respaldando avanços tecnológicos no setor de forma ampla e atualizada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.