MCTI: financiamento para a CPLP e o Acordo de Paris - Notícias Concursos

MCTI: financiamento para a CPLP e o Acordo de Paris

O financiamento para os países que integram a CPLP será decisivo para implementar o Acordo de Paris. Saiba mais informações do MCTI!

O financiamento para os países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) será decisivo para implementar o Acordo de Paris. Saiba mais informações do MCTI!

MCTI: financiamento para a CPLP e o Acordo de Paris

Conforme destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) através de recente divulgação oficial, os representantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se em Cabo Verde para debater, entre outros assuntos, alternativas que viabilizem a transição para o novo marco de transparência, a instância deve criar um Observatório do Clima.

Observatório do Clima

Segundo informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), representantes das nações que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se de 11 a 14 de julho em Praia, capital de Cabo Verde, para o Terceiro Seminário Presencial do Núcleo Lusófono da Parceria sobre Transparência no Acordo de Paris (PATPA).  

PATPA

A reunião propiciou o compartilhamento de impressões sobre o relato e a revisão do relatório de adaptação, perdas e danos, apoio mobilizado e recebido, Artigo 6 do Acordo de Paris, pagamento por resultados como REDD+, e demais desafios no processo de elaboração dos inventários de gases de efeito estufa (GEE), de acordo com recente divulgação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

De acordo com a plataforma oficial, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento representaram o Brasil. Também participaram Guiné Equatorial, Guiné Bissau, Timor Leste, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal.

BURs e BRs

Segundo informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), os representantes do Brasil e de Portugal fizeram um balanço das lições aprendidas sobre os processos de análise internacional dos Relatórios Bienais (BURs e BRs) e das Comunicações Nacionais à Convenção do Clima. 

Análise minuciosa dos relatórios apresentados

Em decorrência das análises dos relatórios submetidos, apresentaram reflexões sobre os processos pelos quais passaram, as principais questões apresentadas pelos revisores, procedimentos e melhorias realizadas a partir de cada relatório analisado e das recomendações recebidas, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Iniciativas sustentáveis 

A coordenação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) explanou sobre algumas iniciativas em curso dentro dessa instância internacional. Entre elas a futura criação de um Observatório do Clima. 

Novos indicadores sugeridos

Os representantes do Núcleo Lusófono se posicionaram no sentido de poderem analisar criticamente e contribuir com o processo de validação dos indicadores a serem internalizados no respectivo Observatório.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), busca-se alinhar posicionamento por parte do grupo para alcançar benefícios tanto em adaptação como mitigação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?