MCTI e os desafios da economia digital na atualidade
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) debateu os desafios da economia digital. Saiba mais informações!
Em evento em Brasília, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) debateu os desafios da economia digital.
MCTI e os desafios da economia digital na atualidade
O seminário promovido pela Amcham Brasil abordou temas relevantes sobre o impacto das tecnologias digitais nos setores público e privado, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Economia digital: políticas públicas e a colaboração com o setor privado
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou nesta terça-feira (5) do seminário “Desafios da Nova Economia Digital no Brasil”, com o tema “Economia Digital: Políticas Públicas e a colaboração com o setor privado”, organizado pela Amcham Brasil – Câmara Americana de Comércio para o Brasil.
O ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou do painel, com o diretor de Tecnologia da Prospectiva Public Affairs e o superintendente de Relações Governamentais da Amcham Brasil.
As soluções do governo eletrônico
De acordo com a divulgação oficial, o ministro destacou alguns avanços do Brasil no âmbito da economia digital, como a interação digital entre o Estado e o cidadão, por meio de soluções de governo eletrônico e falou sobre iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Transformação Digital, como o Plano Nacional de Internet das Coisas, a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital e a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial.
Segundo ele, o país vive a realidade da economia digital no cotidiano e há espaço para que o Brasil se coloque como um player mundial no setor, e não como um comprador de serviços digitais, ressalta o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A tecnologia e a formação do capital humano
Além disso, durante o debate, o ministro destacou que o principal desafio é a formação de capital humano, não somente para atuar no mercado, mas como usuários de tecnologia. Segundo ele, o cidadão e os consumidores precisam estar inseridos na economia digital, e será necessário cada vez mais profissionais qualificados.
O setor agropecuário e a bioeconomia
A transversalidade do setor de tecnologia irá beneficiar outros segmentos, como o setor agropecuário e a bioeconomia, ressalta o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Diversos assuntos foram abordados
Entre outros assuntos debatidos, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destaca que também foram abordados os temas da cibersegurança, evasão de profissionais para o exterior, a maior presença de mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia e o custo empresarial.