MCTI e EMBRAPII ampliam investimentos em projetos para o setor de dispositivos médicos
MCTI e EMBRAPII ampliam em até 50% valor aportado em projetos de P&D para empresas do setor de dispositivos médicos. Saiba mais!
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou, nesta quinta-feira (27), em São Paulo, de evento cujo objetivo é ampliar o apoio do MCTI e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII/MCTI) à indústria de dispositivos médicos.
MCTI e EMBRAPII ampliam investimentos em projetos para o setor de dispositivos médicos
De acordo com a divulgação oficial, o MCTI, EMBRAPII e BNDES firmaram parceria e irão disponibilizar uma nova linha de R$ 20 milhões para o financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para as empresas do setor.
Estiveram presentes no evento o ministro do MCTI, o diretor-presidente da EMBRAPII, um representante do BNDES e das Unidades EMBRAPII e empresários do setor que apresentaram o novo modelo de financiamento.
Recursos
Segundo informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com esta parceria, a EMBRAPII/MCTI aumenta sua participação financeira de 33% para até 50% de recursos não reembolsáveis para cada projeto apresentado pelas indústrias de dispositivos médicos.
Além disso, os recursos poderão ser utilizados também na fase mercadológica (certificação e registro) dos projetos e não mais até apenas a fase pré-competitiva (desenvolvimento tecnológico), como acontecia.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) destacou que, com esse aumento para 50%, o montante desembolsado efetivamente pelas empresas vai ser ainda menor porque existe também a participação da EMBRAPII, que entra com recursos nos projetos. Ou seja, está se falando de uma operação que envolve a própria indústria, a EMBRAPII e o BNDES, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Novas tecnologias
O modelo funciona em fluxo contínuo. Ou seja, a partir do momento que a empresa tem um desafio tecnológico, ela não necessita aguardar a publicação de editais para seleção de projetos, podendo procurar, a qualquer tempo, uma das 76 unidades EMBRAPII credenciadas e começar a negociação. Isso quer dizer que a inovação atende ao timing da empresa, destaca a divulgação oficial.
O financiamento de projetos é tripartite, em que todos compartilham o custo do projeto: EMBRAPII/MCTI, BNDES e a empresa demandante.
Sobre a ABIMO
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.
Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento.
Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor, explica o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Sobre a EMBRAPII
A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Saúde (MS) e Economia (ME).
Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 76 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Mais de 1600 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2,2 bilhões em investimentos, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).