Matérias que mais caem em concursos de Pedagogia

Há matérias que são quase que obrigatórias no certame de pedagogia, ou seja, que são cobradas sempre. Conheça!

Concursos de Pedagogia são muito visados e concorridos. Por isso, se você é da área e deseja conquistar espaço no serviço público para atuar em diretoriais e secretarias de ensino, escolas e faculdades, e demais órgãos, deve se engajar nos estudos.

Como qualquer outro certame, o de pedagogia envolve diversas disciplinas, que devem estar expostas no edital. Entretanto, para se destacar diante dos concorrentes, é indicado iniciar a preparação antes da divulgação do edital.

Para isso, você pode selecionar materiais condizentes com o que caiu nas provas dos últimos concursos para o mesmo segmento. Há matérias que são quase que obrigatórias no certame de pedagogia, ou seja, que são cobradas sempre.

Selecionamos as 5 matérias que mais caem em concursos de pedagogia para você conhecer e já começar a estudar!

1 – Currículo escolar

É uma das matérias que nunca ficam de fora dos concursos de Pedagogia. O currículo escolar pode ser dividido em três tipos:

Formal – Atrelado às legislações, ao MEC

Real – Acontece em sala de aula, com base no projeto político

Oculto – Valores, diversidade cultural, história de vida dos alunos

2 – Didática

Não poderia faltar a didática, que é uma das áreas mais importantes da Pedagogia.

É nessa matéria que é definido o que será ensinado ao aluno e como cada conteúdo será ensinado. Entre a teoria e a prática das didáticas, devem existir as estratégias de ensino.

Nessas estratégias estão as ferramentas para serem utilizadas na sala de aula, bem como os instrumentos pedagógicos que vão favorecer a construção do conhecimento dos estudantes.

Leia mais – Entenda a importância de Paulo Freire para a educação

3 – Avaliação da aprendizagem

É uma matéria de pedagogia descrita de forma processual. É preciso verificar de que forma construir esse sistema de avaliação dentro de um processo de aprendizagem do aluno. Deve-se considerar ainda as especificidades que os alunos apresentam de déficit de aprendizagem.

4 – Planejamento

Perpassa por todo o planejamento do professor para as aulas que serão aplicadas, os conteúdos que são adequados de acordo com o currículo escolar, as etapas que devem ser consideradas dentro do processo de ensino-aprendizagem.

5 – Legislações que cabem à pedagogia

Como em quaisquer outros concursos públicos, o que é voltado para a área de pedagogia conta com questões de legislações. Claro que, nesse caso, são leis que cabem ao setor da educação. O maior exemplo é o que dispõe a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, legislação-mãe dessa área.

Em seu estudo reveja as portarias, o que o Ministério da Educação preconiza para o processo de aprendizagem, o plano de desenvolvimento educacional.

Importante saber é que todas essas matérias se interligam tanto na teoria, em seus estudos para os concursos, quanto na aplicação de sua profissão. É preciso entender todas elas, de fato, para poder atuar de maneira interdisciplinar e integrada.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/concursos-publicos-materias/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.