Materialismo dialético: Principais características

O materialismo dialético surgiu como uma corrente filosófica utilizando a dialética para compreender diversos processos sociais ao longo da história. 

Tal teoria faz parte do chamado marxismo socialista, elaborada pelo filósofo e sociólogo Karl Marx (1818 – 1883) e Friedrich Engels (1820 – 1895). 

Além do materialismo, Marx e Engels criaram diversas teorias visando a compreensão das relações sociais que acabaram usadas como fonte por diversos pensadores e pesquisadores até os dias de hoje. 

O materialismo dialético pode surgir em questões de vestibulares e do Enem, acompanhe o artigo para ficar por dentro do assunto, veja!

Principais características do materialismo dialético

Na ótica marxista, a dialética é o meio utilizado para compreender a história. Afinal, a dialética marxista utiliza o movimento natural da história e não admite sua maneira estática e definitiva. 

De acordo com Engels, o movimento é o modo de existência da matéria, ou seja, quando é analisada como algo em movimento torna-se transitória, podendo transformar-se através das ações humanas. 

Desse modo, a matéria desempenha um papel fundamental na relação dialética com os âmbitos psicológico e social. Por isso, os fenômenos sociais acabam interpretados por meio da dialética. 

Ademais, através da relação dialética entre o ambiente, o organismo e os fenômenos físicos, os seres humanos, a cultura e a sociedade criam o mundo, contudo, ao mesmo tempo acabam modelados por ele. 

Em contrapartida, vale frisar que o materialismo dialético é o contrário do idealismo filosófico que acredita que o mundo material é um reflexo do mundo das ideias. 

Todavia, o materialismo dialético acredita que o corpo e a mente são indissociáveis e os humanos podem mudar o mundo e não apenas observá-lo. 

Materialismo histórico e mecanicista

O materialismo histórico, ao contrário do dialético busca encontrar formas de produção da vida material das sociedades. 

Todavia, a vertente marxista diz que as relações sociais são fruto do trabalho dos seres humanos, assim como a produção realizada por eles para abastecer as necessidades dos seres humanos. 

Já no caso do materialismo mecanicista ele é um modelo que surgiu no século XVIII. Essa vertente está ligada ao avanço dos processos tecnológicos por conta da Revolução Industrial. 

Além disso, por meio dessa teoria filosófica, os fenômenos sociais acabam comparados com uma grande engrenagem mecânica. 

Curiosidades

Você sabia que a palavra dialética vem do grego “dialegos” e significa “movimento de ideias”. Por isso, a dialética tornou-se uma das formas de diálogo proposto em um debate. 

A saber, os gregos já o usavam antigamente e segundo Platão, a dialética tornou-se um instrumento primordial para chegar à verdade. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o materialismo dialético?

Não deixe de ler também – Entenda as três fases da Revolução Industrial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.