Canal de Suez: Entenda sua importância 

O canal de Suez é um canal artificial localizado no Egito, ele liga o Mar Mediterrâneo com o Mar Vermelho. Por isso, ele fica localizado entre o continente africano e asiático. 

Ademais, ao Norte do canal fica o “Port Said” e no sul fica o “Port Tawfik” na cidade de Suez no Egito. Além disso, quatro lagos fazem do trajeto, são eles:

  • Manzala
  • Timsah 
  • Grande Bitter 
  • Pequeno Bitter

A saber, ele possui ao menos 195 km de extensão, 170 metros de largura e 20 metros de profundidade e por isso trata-se de um dos canais mais longos do planeta. 

O nome do canal está ligado à Companhia Suez de Ferdinand de Lesseps, responsável pela construção. Vale destacar também que embaixo do canal de Suez existe um túnel rodoviário construído nos anos 80. 

Devido sua importância o tema poderá aparecer no Enem e demais vestibulares, acompanhe o post e saiba mais sobre!

Canal de Suez: História

A ideia de construir um canal que unisse dois mares surgiu na antiguidade no governo do faraó Sesóstris III (1878 a.C. a 1840 a.C.). Contudo, a sua inauguração só aconteceu no século XIX. 

Por essa razão, a união do Rio Nilo e do Mar Vermelho acabou denominada como o “Canal dos Faraós”. 

Os números da sua construção são impressionantes, a obra demorou 10 anos para ficar pronta e contou com a mão de obra de mais de 1,5 milhão de pessoas, sua inauguração ocorreu em 17 de novembro de 1869. 

A saber, a obra do canal de Suez foi financiada pela França e pelo Egito. Posteriormente, a parte egípcia acabou vendida para os britânicos, por conta de uma dívida externa. 

Além disso, por meio da “Convenção de Constantinopla”, assinada por nações europeias em 1888, ficou acordado que o bloqueio do canal era proibido, mesmo em períodos de guerra. 

Entretanto, quando ocorreu a Guerra de Seis Dias de 5 a 10 de junho de 1967 o canal de Suez foi fechado. O canal só seria reaberto em 1975 para todos os países do planeta. 

Importância

O canal de Suez tornou-se extremamente importante para economia do planeta, tendo em vista que ele liga o Oriente e o Ocidente. 

Para se ter uma ideia, estima-se que ao menos 10% do comércio do mundo passa por ele. Ademais, além de unir a Ásia e a África, o canal de Suez permite acesso aos europeus em ambos os continentes. 

Em síntese, o canal de Suez foi construído justamente para o transporte de navios (Ao menos 15 mil por ano). Tendo em vista que se não existisse o canal as embarcações deveriam contornar a África para chegar ao Mar Vermelho e vice-versa. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o canal de Suez?

Não deixe de ler também – Interação ecológica: 5 características importantes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.