Durante a pandemia da Covid-19, professores e estudantes ficaram sem acesso a laboratórios e bibliotecas físicas. Mas um projeto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG), lançado neste mês de maio, vai possibilitar que docentes tenham uma nova experiência no processo de aprendizagem da Matemática.
A proposta do Laboratório Virtual de Pesquisa em Educação Matemática (LaPEM-v) é reunir uma biblioteca virtual e fóruns de discussão entre professores, alunos e escolas, com materiais de pesquisas em educação matemática, jogos, atividades e temas relevantes para a formação continuada de educadores.
Como funciona
A plataforma está disponível para todos professores e estudantes que precisam ter novos conteúdos e materiais nos quais a manipulação de objetos possa estar associada à aprendizagem da Matemática. Hoje, poucas escolas oferecem laboratórios e outros ambientes para auxiliar na formação inicial e continuada de professores e de alunos de escola básica.
O projeto é fruto da pesquisa desenvolvida pela mestranda Beatriz Oliveira dos Santos e orientada pelo professor Dr. Marco A. Escher no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF-MG.
Muitas atividades e materiais disponibilizados no site são resultados de demandas reais de professores em sala de aula. Se você é da área e se interessou em aprofundar na aprendizagem da disciplina, acesse o site e confira os materiais disponíveis.
Desafio no país
Não é de hoje que a Matemática é encarada como um bicho papão por estudantes. Os últimos dados da Prova Brasil revelam que o aprendizado da disciplina é de apenas 15% para os estudantes do ensino médio e 44% para os do ensino fundamental.
É por esse motivo que projetos como o da UFJF concentram esforços para melhorar a formação inicial e continuada de docentes com atividades e materiais que facilitam o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula.
Conhece outras plataformas que auxiliam no ensino da Matemática? Nos conte deixando seu comentário abaixo.