Marca Empregadora - Recrutamento e Seleção de Pequenas Empresas - Notícias Concursos

Marca Empregadora – Recrutamento e Seleção de Pequenas Empresas

O crescimento da empresa e a renovação da área de recrutamento e seleção

Conforme as empresas crescem, algumas necessidades ficam maiores, e isso ocorre com todas as áreas, inclusive com a área de recrutamento e seleção. 

As pequenas e médias empresas possuem a necessidade de que suas contratações sejam cada vez mais assertivas. 

Contratações resolutivas é fundamental para o negócio

Sendo assim, realizar resolutivas contratações é mais do que um desejo, é um objetivo para amparar o crescimento do negócio. 

Por isso, todo o processo de recrutamento e seleção precisa ser revisto e adaptado para o atual momento do negócio. Certamente é importante que todo o processo seja amparado estrategicamente para que a empresa aumente a atração de talentos, elevando o nível de contratações assertivas e maximizando as melhorias da gestão.

Uma marca empregadora

Segundo um estudo do Linkedin, empresas que possuem uma marca empregadora mais forte do que seus concorrentes reduzem em até 43% o custo por candidato contratado. 

O fortalecimento da marca se dá por conta da qualidade dos canais utilizados para recrutar os profissionais e o plano de ação elaborado pela área de Recursos Humanos para o processo de Recrutamento e Seleção.

Atue com mensurações de resultados

Peter Drucker dizia: “O que pode ser medido, pode ser melhorado!”. Por isso, atue com métricas para que possa quantificar os dados referentes ao processo de recrutamento e seleção aplicado na empresa atualmente. 

O que são esses indicadores que tornam a marca empregadora?

Para uma pequena e média empresa é possível mensurar alguns pontos importantes.

  • Volume de currículos recebidos;
  • Tempo para efetivamente realizar a contratação;
  • Número de candidatos por vaga;
  • Quantos desses candidatos são qualificados;
  • Candidatos finalistas e contratados. 
Análise das etapas do processo de recrutamento e seleção 

Além disso, pode ser viável analisar a necessidade de revisão das etapas do processo de recrutamento e seleção atual.

É possível realizar a triagem dos candidatos utilizando softwares próprios que fazem um alinhamento de perfil entre a vaga e o candidato. Bem como, é possível que a empresa amplie a divulgação da vaga. 

Atração orgânica de talentos e o fluxo positivo de crescimento mútuo

Assim, se tornando uma marca empregadora, os melhores candidatos naturalmente irão se interessar pela vaga, amparando o crescimento da marca e a carreira do candidato, num fluxo positivo de crescimento direcionado. 

Portanto, a empresa deve atuar estrategicamente para amparar seu crescimento, ao passo que deve reter seus talentos de forma orgânica, assertiva e resolutiva para todos os envolvidos. 

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