Marca Empregadora – Recrutamento e Seleção de Pequenas Empresas
O crescimento da empresa e a renovação da área de recrutamento e seleção
Conforme as empresas crescem, algumas necessidades ficam maiores, e isso ocorre com todas as áreas, inclusive com a área de recrutamento e seleção.
As pequenas e médias empresas possuem a necessidade de que suas contratações sejam cada vez mais assertivas.
Contratações resolutivas é fundamental para o negócio
Sendo assim, realizar resolutivas contratações é mais do que um desejo, é um objetivo para amparar o crescimento do negócio.
Por isso, todo o processo de recrutamento e seleção precisa ser revisto e adaptado para o atual momento do negócio. Certamente é importante que todo o processo seja amparado estrategicamente para que a empresa aumente a atração de talentos, elevando o nível de contratações assertivas e maximizando as melhorias da gestão.
Uma marca empregadora
Segundo um estudo do Linkedin, empresas que possuem uma marca empregadora mais forte do que seus concorrentes reduzem em até 43% o custo por candidato contratado.
O fortalecimento da marca se dá por conta da qualidade dos canais utilizados para recrutar os profissionais e o plano de ação elaborado pela área de Recursos Humanos para o processo de Recrutamento e Seleção.
Atue com mensurações de resultados
Peter Drucker dizia: “O que pode ser medido, pode ser melhorado!”. Por isso, atue com métricas para que possa quantificar os dados referentes ao processo de recrutamento e seleção aplicado na empresa atualmente.
O que são esses indicadores que tornam a marca empregadora?
Para uma pequena e média empresa é possível mensurar alguns pontos importantes.
- Volume de currículos recebidos;
- Tempo para efetivamente realizar a contratação;
- Número de candidatos por vaga;
- Quantos desses candidatos são qualificados;
- Candidatos finalistas e contratados.
Análise das etapas do processo de recrutamento e seleção
Além disso, pode ser viável analisar a necessidade de revisão das etapas do processo de recrutamento e seleção atual.
É possível realizar a triagem dos candidatos utilizando softwares próprios que fazem um alinhamento de perfil entre a vaga e o candidato. Bem como, é possível que a empresa amplie a divulgação da vaga.
Atração orgânica de talentos e o fluxo positivo de crescimento mútuo
Assim, se tornando uma marca empregadora, os melhores candidatos naturalmente irão se interessar pela vaga, amparando o crescimento da marca e a carreira do candidato, num fluxo positivo de crescimento direcionado.
Portanto, a empresa deve atuar estrategicamente para amparar seu crescimento, ao passo que deve reter seus talentos de forma orgânica, assertiva e resolutiva para todos os envolvidos.