Viabilidade de um projeto e o mapeamento de processos nas empresas
O mapeamento de processos serve para que a empresa possa analisar cenário atual em que se encontra e agrupar as etapas necessárias para que determine as tarefas. Bem como, é uma forma de determinar o responsável por cada etapa dentro de um projeto.
Todavia, esse direcionamento depende da complexidade de cada processo, por isso, no mercado atual há ferramentas para que a gestão da empresa possa mapear seus processos e tomar decisões por etapas.
Por isso, é importante que a gestão da empresa faça todos os levantamentos pertinentes a essa necessidade, sendo assim, é importante identificar a urgência, qual o impacto do projeto na empresa de forma holística e quais são os recursos disponíveis.
Etapas da implementação e otimização do tempo
Dessa forma, o mapeamento pode compreender as etapas e viabilidade de faseamento de cada implementação. Bem como, é uma forma de redução de custos em longo prazo, já que é possível analisar a viabilidade da implementação e seu risco de obsolescência. Através do mapeamento é possível analisar os gargalos e evitar retrabalhos, otimizando o tempo dos envolvidos.
Sendo assim, há muitas vantagens em realizar esse levantamento de informações, bem como é possível fazer um desenho do fluxo e levantar indicadores. Além de analisar as interdependências de cada etapa, priorizando processos que se referem a projetos que amparam a empresa de uma forma abrangente.
Dessa forma, é possível compreender as etapas para que possa agrupá-las, criando assim um cronograma de implementação.
Por isso, o mapeamento de processos deve ser feito antes de um planejamento estratégico, visto que torna a empresa mais funcional, otimizada e produtiva.