Mapa de Empresas: empreendedorismo cresce no Brasil

De acordo com o Mapa de Empresas, o empreendedorismo cresceu no Brasil nos últimos meses. Confira dados oficiais!

Com menor prazo para abertura, mais de 1,3 milhão de empresas são criadas no país em quatro meses, elevando o volume de empreendedores no país, destaca o Ministério da Economia. 

Mapa de Empresas: empreendedorismo cresce no Brasil

O número foi registrado pelo boletim do Mapa de Empresas, que destaca o acerto das medidas de simplificação e a melhoria do ambiente de negócios no Brasil, informa o Ministério da Economia através de recente divulgação oficial.

Dados oficiais sobre o empreendedorismo

O primeiro quadrimestre de 2022 registrou a abertura de mais de 1,3 milhão de empresas no país. No total, foram 1.350.127, aumento de 11,5% em relação ao último quadrimestre de 2021, informa o Ministério da Economia. O saldo no período ficou positivo, com 808.243 empresas abertas, descontadas as 541.884 empresas fechadas nos primeiros quatro meses do ano. 

2021 e 2022

Com esse resultado, o total de empresas ativas no país subiu para 19.373.257, de acordo com o Ministério da Economia. Em comparação com o primeiro quadrimestre de 2021, houve uma pequena desaceleração no ritmo de criação de novas empresas, com redução de 3,2%.

Ferramenta online e indicadores oficiais

Sendo assim, essas informações fazem parte do boletim do Mapa das Empresas, referente ao primeiro quadrimestre de 2022 ferramenta disponibilizada pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), na última segunda-feira (6/6), que fornece indicadores sobre o quantitativo de empresas registradas no país e o tempo médio necessário para a abertura de empresas.

Desburocratização dos processos na abertura de empresas

Conforme destaca o Ministério da Economia, o tempo para a abertura de empresas no país é, em média, de um dia e 16 horas, um recorde na série histórica, com queda de oito horas (16,7%) em relação ao terceiro quadrimestre de 2021, além de queda de um dia e 13 horas (48,1%) em relação ao mesmo período em 2021.

Negócios: boletim oficial

Conforme registra o boletim, os dados demonstram a assertividade das medidas de simplificação e melhoria do ambiente de negócios implementadas ao longo dos últimos anos, por outro lado, deixa nítido que o processo de abertura de empresas é cada vez mais ágil, fruto dos esforços e avanços dos órgãos federais, estaduais e municipais em direção a um processo de abertura de empresas cada vez mais simplificado e um ambiente de negócios mais dinâmico.

Micro e pequenas empresas são maioria no Brasil

De acordo com as informações oficiais do Ministério da Economia, as micro e pequenas empresas (MPEs) representam 99% do total das empresas brasileiras, são responsáveis por 62% dos empregos e por 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.