Os produtores de milho deverão colher na segunda safra do cereal 87,4 milhões de toneladas na temporada 2021/22, como aponta o 11º Levantamento da Safra de Grãos divulgado nesta quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Mapa: Conab estima safra recorde para o milho
Com o bom desempenho das lavouras, a atual estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a produção total de grãos para esta temporada está em 271,4 milhões de toneladas, acréscimo de 6,2% ao colhido em 2020/21, ou seja, 15,9 milhões de toneladas.
Levantamento da Safra de Grãos: dados oficiais
Segundo destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a colheita do milho segunda safra segue avançando e ultrapassa 79% da área plantada, como indica o Progresso de Safra publicado pela estatal nesta semana.
Produção histórica
Se confirmado, o volume estimado para a segunda safra de milho representa a maior produção registrada na série histórica. O número já considera a redução de produtividade, quando comparado com o levantamento anterior, devido ao impacto da falta de chuva e ataques de pragas em importantes regiões produtoras, como o Paraná. Em relação ao ciclo anterior, o aumento na produção chega a 44%.
Destaque para a safra de algodão
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), outra cultura de destaque é o algodão. A colheita da fibra está em andamento sob condições climáticas favoráveis, com os trabalhos realizados em mais de 67% da área cultivada e a finalização estimada para setembro.
As alterações climáticas e a qualidade do produto
Se por um lado o clima afetou a produtividade em algumas lavouras devido ao estresse hídrico, por outro, o tempo seco observado na maioria das regiões produtoras influenciou de maneira positiva a qualidade do produto final.
Expectativas da Conab
De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa é de uma colheita de 2,74 milhões de toneladas da pluma do algodão, 16% superior à safra passada.
Para o feijão, a segunda safra está praticamente finalizada restando apenas alguns talhões que devem ser colhidos ainda na primeira quinzena de agosto, ressalta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O agro e a economia nacional
Os dados oficiais ressaltam a importância da agricultura na economia nacional, considerando o volume de exportações e o impacto do agronegócio no fluxo de oferta e demanda nacional. Sendo assim, é importante acompanhar os dados oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e as ações que estimulam o setor rural.