Dicas para manter o armário de mantimentos organizado

Confira como organizar o armário de mantimentos sem errar

A arrumação da cozinha e dos armários é algo primordial, e vale muito a pena conhecer algumas dicas próprias para esse tipo de situação. Sendo assim, separamos informações preciosas para você manter o armário de mantimentos organizado sem muito esforço. Conheça hoje, 16 de fevereiro, as dicas incríveis para realizar essa tarefa sem problemas.

Confira as dicas para manter o armário de mantimentos organizado

Como manter o armário de mantimentos organizado -- Reprodução Canva
Como manter o armário de mantimentos organizado — Reprodução Canva

O armário de mantimentos deve estar sempre organizado e, acima de tudo, limpo, já que é responsável por guardar toda a sua comida e, mais do que isso, a pior coisa é deixar algo estragar no armário ou deixar que as formigas entrem nele, por exemplo. Separamos neste artigo algumas dicas para sempre manter o armário de mantimentos organizado sem muitos problemas!

Comece organizando tudo 

A organização pode acabar sendo uma grande aliada em nosso dia a dia. Dessa forma, manter tudo organizado nos armários, pode nos economizar o tempo de procurar onde está cada coisa, por isso, comece organizando tudo. O ideal é comprar alguns potes de mantimento e catalogar. Não deixe mais sacos de alimentos abertos, troque pelos potes.

No armário, a ordem deve ser: mantenha as prateleiras mais baixas com os acessórios pouco usados e, nas prateleiras de cima, os mantimentos, caso não tenha um armário próprio para isso. Mantendo essa disposição seu armário, além de ficar mais organizado, vai se tornar mais funcional também, e o dia a dia vai ser mais fácil!

Não se esqueça de organizar também as gavetas de talheres. Retire os utensílios que você não usa mais, limpe a gaveta e faça a higienização dos talheres.

Utilizando os potes

Para fazer a organização do armário com os potes, você pode usar os que já tem em casa ou, se preferir manter ainda mais organizado, pode comprar os potes herméticos. Eles não ficam com cheiro e possuem um sistema de travamento na tampa que ajuda a conservar melhor os alimentos.

Faça também etiquetas para catalogar melhor os potes, assim cada alimento tem seu pote específico e é mais fácil manter a organização e saber o que há em cada pote. Espere cada alimento acabar antes de encher novamente o pote, para que no final não fique sempre aquele mesmo alimento velho.

Ganchos também são uma ótima opção para, por exemplo, pendurar as canecas, mantendo elas mais organizadas e visuais, ocupando menos espaço no armário.

Mantenha todos os temperos vedados e identificados para prevenir qualquer acidente dentro dos armários e preservar bem o tempero também.

Limpeza dos armários

Separe um dia por mês para fazer também a limpeza dos armários na parte de dentro. Tire tudo dos armários e limpe muito bem para evitar o mofo, já que o armário está sempre fechado. Mantenha os armários vazios um pouco abertos para arejar durante a limpeza.

Quanto à disposição, também mantenha os copos organizados em fileiras para deixar tudo bem visual e acessível. Existem alguns utensílios de organização que podem te ajudar a ganhar mais espaço no armário e permitir, por exemplo, que um objeto fique em cima do outro de forma organizada.

Aproveite também o dia da limpeza para fazer a limpeza dos panos de prato. Deixe todos de molho e faça uma ótima limpeza para remover toda a sujeira e continuar usando sem grandes problemas.

Faça a higienização das suas panelas e retire toda a crosta de gordura delas, Utilize receitas caseiras para isso ou produtos de limpeza que você pode encontrar facilmente em lojas de material de limpeza.

Produtos industrializados

No caso de não conseguir colocar tudo em potes, coloque a embalagem dos produtos industrializados sempre para frente. Assim, você sabe o que tem na dispensa. Mantenha-os sempre fechados, para que os bichos não entrem, e evite deixar vencer. De tempos em tempos faça uma busca minuciosa e não deixe que os produtos estraguem.

Compre apenas aquilo que vai utilizar para evitar qualquer tipo de desperdício e tente utilizar mais os produtos com a data próxima ao vencimento.

Sempre tenha um bloco de notas na despensa e, em caso de alguma coisa acabar, vá adicionando o item na lista para levar ao mercado no dia de compras. Dessa forma você irá comprar apenas aquilo que falta em casa, sem muito desperdício.

Mantenha a organização

Pode parecer difícil, mas, manter a organização é necessário para que o armário esteja sempre limpo! Sempre que for procurar por algo, evite tirar muitas coisas do lugar e, quando fizer, volte tudo para onde estava, pois, só assim, seu armário estará sempre limpo e organizado. Sempre que lavar a louça, tente também esperar que seque e já guarde de volta aos armários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.