Mandarim: História e características da língua oficial da China

O mandarim é o idioma oficial da China Continental e de Taiwan, e é um dos idiomas oficiais de Cingapura e das Nações Unidas. É a língua mais falada no mundo.

Dialetos da China

O mandarim às vezes é considerado um “dialeto”, entretanto, a distinção entre dialetos e idiomas nem sempre fica clara. Existem muitas versões diferentes do chinês falado em toda a China e geralmente se classificam como dialetos.

Existem outros dialetos chineses, como o cantonês, falado em Hong Kong, que são muito distintos do mandarim. No entanto, muitos desses dialetos usam letras chinesas em sua forma escrita, de forma que falantes de mandarim e cantonês (por exemplo) podem se entender por meio da escrita, embora as línguas faladas sejam mutuamente ininteligíveis.

Família e grupos linguísticos

O mandarim faz parte da família de línguas chinesas, que por sua vez faz parte do grupo de línguas sino-tibetanas. Todas as línguas chinesas são tonais, o que significa que a forma como as palavras são pronunciadas varia seus significados. Mandarim tem quatro tons . Outras línguas chinesas têm até dez tons distintos.

A palavra “mandarim” na verdade tem dois significados quando se refere ao idioma. Pode valer para se referir a um determinado grupo de idiomas ou, mais comumente, como o dialeto de Pequim, que é o idioma padrão da China continental.

O grupo de idiomas mandarim inclui o mandarim padrão (o idioma oficial da China continental), bem como o Jin (ou Jin-yu), um idioma falado na região centro-norte da China e no interior da Mongólia.

Como o mandarim se tornou a língua oficial da China

Devido ao seu imenso tamanho geográfico, a China sempre foi uma terra de muitas línguas e dialetos. O mandarim emergiu como a língua da classe dominante durante a última parte da Dinastia Ming (1368-1644).

A capital da China mudou de Nanjing para Pequim na última parte da Dinastia Ming e permaneceu em Pequim durante a Dinastia Qing (1644-1912). Como o mandarim se baseia no dialeto de Pequim, naturalmente se tornou o idioma oficial da corte.

No entanto, o grande afluxo de funcionários de várias partes da China fez com que muitos dialetos continuassem a ser falados na corte chinesa. Foi só em 1909 que o mandarim se tornou a língua nacional da China, ?? (guó y?).

Quando a Dinastia Qing caiu em 1912 , a República da China manteve o mandarim como idioma oficial. Foi renomeado para ??? (p? t?ng huà) em 1955, mas Taiwan continua a usar o nome ?? (guó y?).

Mandarim escrito

Como uma das línguas oficiais, o mandarim usa letras chinesas em seu sistema de escrita. Os caracteres chineses têm uma história que remonta a mais de dois mil anos. As primeiras formas consistiam em pictogramas (representações gráficas de objetos reais), mas os caracteres tornaram-se mais estilizados e passaram a representar tanto ideias quanto objetos.

A saber, cada caractere chinês representa uma sílaba da língua falada. Entretanto, nem todos são utilizados independentemente.

O sistema de escrita chinês é muito complexo e a parte mais difícil de aprender mandarim . Existem milhares de caracteres, e eles devem ser memorizados e praticados para dominar a linguagem escrita.

Em uma tentativa de melhorar a alfabetização, o governo chinês começou a simplificar as letras na década de 1950. As letras se aplicam na China continental, Cingapura e Malásia, enquanto Taiwan e Hong Kong ainda usam o alfabeto tradicional.

Romanização

Estudantes de mandarim fora dos países de língua chinesa costumam usar a romanização no lugar dos caracteres chineses ao aprender a língua pela primeira vez. A romanização usa o alfabeto ocidental (romano) para representar os sons do mandarim falado, por isso é uma ponte entre o aprendizado da língua falada e o início do estudo dos caracteres chineses.

Existem muitos sistemas de romanização, mas o mais popular para materiais de ensino é o pinyin.

Não deixe de ler também – Atualidades: Crescimento econômico da China e a guerra comercial com os EUA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.