4 atividades de leitura independente para alfabetização

Essa é uma das fases que mais demandam dedicação de quem ensina e quem aprende

A fase da alfabetização é uma das mais decisivas na vida de qualquer pessoa quando o assunto é aprendizado.

Aprender a ler e a escrever consiste na base para o futuro de qualquer formação escolar. Por isso, de acordo com muitos especialistas, trata-se da missão mais importante dos educadores para com os seus alunos.

Para auxiliar nessa empreitada, os professores podem contar com atividades dinâmicas. Selecionamos quatro delas que englobam leitura independente e escrita para melhorar a compreensão e fluência dos estudantes durante a alfabetização.

1. Diário do personagem após leitura

Objetivo

Essa atividade ajuda a aumentar a precisão, assim como a fluência da leitura. Além disso, permite avaliar a compreensão dos alunos sobre o material lido por meio de uma resposta escrita.

Materiais

  • Lápis
  • Papel em branco
  • Grampeador
  • Um livro para toda a classe ou à escolha do aluno

Atividade

  1. Primeiramente, os alunos dobrarão de 3 a 5 folhas de papel em branco para que abram à direita. Grampeie as páginas ao longo do vinco.
  2. A cada dia, logo após os alunos concluírem seu tempo de leitura independente, eles devem preencher uma entrada de diário datada na voz do personagem principal.
  3. A entrada deve detalhar um evento importante ou emocionante, a parte favorita do aluno na leitura do dia ou então que o aluno imagina que o personagem principal possa pensar em resposta ao que aconteceu na história.
  4. Os estudantes podem ilustrar as entradas do diário, caso queiram.

2. Revisão da leitura de um livro

Objetivo

Também é um ótimo exercício para precisar a leitura nessa fase tão difícil. Além disso, melhora a fluência com a prática da leitura independente e, juntamente, o entendimento do que se lê, algo valioso para os alunos.

Materiais

  • Lápis
  • Papel
  • Livro do estudante

Atividade

  1. Os alunos devem ler um livro, sozinhos ou em grupo.
  2. Logo após, eles devem escrever uma descrição do que leram – nada complexo e longo. A revisão deve incluir o título, o nome do autor e o enredo, junto com seus pensamentos sobre a história.

Extensão da aula

Se você decidir que toda a classe faça a leitura do mesmo livro, você pode permitir que os alunos criem uma enquete divertida mostrando quem gostou e quem não gostou do livro.

3. História de capa

Objetivo

O intuito com esta atividade é avaliar a compreensão do aluno sobre a história por meio de uma resposta escrita.

Materiais

  • Lápis
  • Giz de cera
  • Papel em branco
  • Livro

Atividade

  1. Os alunos dobrarão um pedaço de papel em branco ao meio para que se abra como um livro.
  2. A partir daí, na capa, escreverão o título, assim como o nome do autor do livro. Logo após desenharão uma cena do livro.
  3. Dentro do livro, devem escrever uma ou mais frases declarando uma lição que aprenderam com a leitura. Ou seja, uma moral que entenderam.
  4. Finalmente, eles vão ilustrar a frase que escreveram no interior do livro.

4. Adicionar uma cena

Objetivo

O objetivo desta atividade é avaliar a compreensão dos alunos sobre o livro que leram. Além disso, permite estudar qual a compreensão deles sobre elementos-chave da história por meio de uma resposta escrita.

Materiais

  • Lápis
  • Papel em branco
  • Lápis ou canetinhas

Atividade

  1. Quando os alunos estiverem na leitura aproximadamente na metade do livro, instrua-os a escrever a cena que acham que acontecerá a seguir.
  2. Logo após, diga aos alunos para escreverem a cena adicional na voz do autor.
  3. Se os alunos estiverem lendo o mesmo livro, incentive-os a comparar cenas e registrar semelhanças e diferenças.

E então, gostou de conhecer as atividades dinâmicas para alfabetização? Pode funcionar não somente em sala de aula, como também em casa, com a ajuda dos pais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.