Atualidades: Crescimento econômico da China e a guerra comercial com os EUA

Nos últimos tempos um dos assuntos que tem tomado conta da mídia é a guerra comercial entre EUA e China. Por conta disso, pode ser um dos temas tratados em questões em vestibulares e no ENEM. Provavelmente constará na prova de atualidades e geografia.

Para início de conversa, importante dizer que estamos falando de duas super potências. Os Estados Unidos surgem como a maior economia do mundo. Ao mesmo tempo, o país enxerga a China como grande ameaçadora de sua soberania.

Conheça um panorama acerca da temática!

Entenda o contexto chinês 

No ano de 1949 acontece a Revolução Chinesa liderada pelo líder Mao Tsé-Tung e o Partido Comunista Chinês que implementam um Estado comunista no país. 

Com isso, a China se aproxima da URSS e se distancia dos EUA, isso tudo no contexto da Guerra Fria que foi um conflito comercial e ideológico entre EUA E URSS. 

Nesse contexto, o líder chinês pede ajuda a Stalin, líder soviético, para iniciar uma política de crescimento econômico rural e industrial com rapidez, o que ficou conhecido como “Grande Salto Adiante”. 

Todavia, o plano não deu certo e milhares de chineses morreram de fome por causa das explorações do Estado. Além disso, com a morte de Stalin na década de 60 e a reformas implementadas pela URSS, a China decide romper com os soviéticos. 

A China então começa a olhar para o Ocidente como uma grande oportunidade de negócio. E com isso inicia-se uma reforma econômica realizada por Deng Xiaoping, que liderou o país entre 1978 e 1992. 

O líder chinês afirmou que a China estava se convertendo ao “Socialismo de mercado”. Contudo, as mudanças se deram apenas no campo econômico, pois a China continua como um país bem fechado em termos políticos e sociais. 

A popularidade do Made in China

Com as reformas implementadas, milhares de empresas multinacionais chegam à China e milhares de produtos ficam conhecidos por serem “Made in China”. 

Além do crescimento industrial, a saber, houve o investimento em infraestrutura, educação e tecnologia, o que tornou a China em uma grande potência econômica no continente asiático no início dos anos 2000. 

Porém, muitos especialistas frisam que esse crescimento rápido e robusto se deu às custas de muita exploração ambiental, social, imposição cultural e intervenção do Estado por meio de uma ditadura. 

Com o passar dos anos e o grande avanço tecnológico a China começa a andar com suas próprias pernas desenvolvendo produtos com tecnologia nacional e isso foi visto como ameaça pelos EUA. 

Estados Unidos X China 

As empresas chinesas estão dominando o mercado mundial com a exportação de matérias primas como a soja e o ferro. Além disso, bens de consumo como materiais eletrônicos e roupas.

E por isso, começam a ser vistas como ameaças a empresas ocidentais que controlavam oligopólios de certos mercados desde a Revolução Industrial. 

Em decorrência disso, os EUA tiveram déficit comercial em relação a China atualmente. O déficit comercial nada mais é que a diferença do volume exportado entre os dois países. Neste contexto então, inicia-se a chamada Guerra Comercial. 

Guerra Comercial – EUA x China 

No intuito de reverter os seguidos déficits o presidente americano Donald Trump, começou a criar sanções para taxar vários produtos chineses. 

Essas medidas foram tomadas para deixar os produtos da China mais caros e incentivar o povo americano a comprar produtos nacionais. Em resposta o governo chinês também impôs tarifas a produtos americanos e boicotou a importação de alguns produtos. 

A China foi além, proporcionando a desvalorização da sua própria moeda “Yuan” com a intenção de baratear ainda mais seus produtos e estimular a exportação. Os Estados Unidos acusaram a China de manipulação cambial. 

As tensões entre os dois países continuam com provocações e trocas de farpas em temas envolvendo a Pandemia do Novo Coronavírus. Portanto, vale muito a pena ficar antenado nesse assunto para os vestibulares e para o ENEM. 

E então, preparado para o estudo completo de atualidades? Não deixe de ler também outro artigo que pode lhe ajudar nessa meta:

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/geografia-conceitos-globalizacao/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.