Mais de 250 vagas autorizadas no concurso do IBAMA: veja detalhes

Essa é um excelente oportunidade para quem deseja ingressar na carreira pública

As mais de 250 vagas autorizadas no concurso do IBAMA está animando os concurseiros que sonham com uma vaga no setor público. Isso porque, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ? está prestes a realizar um chamado que abrirá oportunidades para preencher 257 vagas adicionais em todo o país. 

Desse modo, para que você saiba todos os detalhes relevantes sobre esse certame, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. 

Acompanhe a leitura até o final e confira! 

Mais de 250 vagas autorizadas no concurso do IBAMA: veja detalhes

Conforme mencionado acima, o concurso do IBAMA promete mais de 250 vagas deixou os candidatos interessados em uma vaga no setor público animados. Acontece que, segundo algumas informações recentes, o Governo Federal concedeu a autorização para a nomeação desses excedentes, indicando o preenchimento dessas vagas em breve. 

Além disso, já houve a divulgação da autorização oficial, e o processo de nomeação deverá seguir a classificação por estado.

Portanto, é essencial que os interessados comecem a preparação, a fim de conseguir a tão sonhada aprovação no certame.

Veja como é a divisão das vagas

De acordo com as informações do Governo, as 257 vagas autorizadas estão distribuídas entre 3 cargos, conforme detalhado a seguir:

  • Analistas Administrativos: 24 vagas.
  • Analistas Ambientais: 100 vagas.
  • Técnicos Ambientais: 133 vagas.

Dessa forma, vamos analisar a como será a distribuição dessas vagas por estado, região e unidade de lotação após a escolha do Conselho Gestor.

Confira informações sobre o despacho do IBAMA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais especificamente, o Serviço de Carreira, Recrutamento e Seleção foi quem emitiu o despacho do concurso do IBAMA.

Assim sendo, este documento responde a um pedido de informação que a Divisão de Informação ao Cidadão fez, e contém informações importantes como:

  • Menciona a publicação da Medida Provisória nº 1.181, datada de 18 de julho de 2023, que converte cargos vagos de Técnicos Administrativos e Técnicos Ambientais em cargos de Analistas (conforme Anexo VI);
  • Cita a publicação do Decreto nº 11.633, de 14 de agosto de 2023, no Diário Oficial da União de 15/08/2023, que autoriza a nomeação de 257 candidatos aprovados e não classificados dentro do quantitativo originalmente previsto no concurso público para provimento de cargas do Quadro de Pessoal do IBAMA. Essas nomeações incluem 24 Analistas Administrativos, 100 Analistas Ambientais e 133 Técnicos Ambientais;
  • Fornece informações atualizadas sobre o quantitativo de cargos do Técnico Ambiental ocupados e vagos no IBAMA em todos os estados, até 25 de julho de 2023.

Oportunidades futuras no IBAMA

Ademais, além das vagas que serão preenchidas em breve, é importante mencionar que o Ministério do Meio Ambiente está realizando um planejamento para um novo concurso para o IBAMA. 

Dessa forma, esse novo certame poderá abrir ainda mais oportunidades de carreira na área ambiental. 

De acordo com os pedidos do IBAMA, o novo concurso poderá oferecer um total de 2.408 vagas de nível superior, divididas da seguinte forma:

  • Analista Ambiental : 1.503 vagas, e;
  • Analista Administrativo : 905 vagas.

O compromisso do Governo com o IBAMA

O compromisso do Governo com a realização de um novo concurso para o IBAMA é evidente. Isso porque, tanto o presidente Lula, quanto a ministra Esther Dweck enfatizaram a importância desse processo. 

Além disso, Lula destacou a necessidade de fortalecer o quadro de pessoal do IBAMA para fortalecer a fiscalização ambiental e combater o crime organizado. Ele enfatizou ainda que o órgão precisa de mais recursos humanos para cumprir sua missão.

Próximos passos no concurso do IBAMA

De acordo com Gustavo Henrique Moreira Alvares da Silva, diretor de Planejamento, Administração e Logística do IBAMA, o próximo passo no concurso é a chamada dos 257 excedentes do concurso anterior. A legislação exige que esses candidatos sejam chamados antes da realização de um novo determinado. 

Além disso, o IBAMA está analisando a possibilidade de transformar 1.174 cargos vagos de técnico administrativo em 379 cargos de analista administrativo e 159 cargos de analista ambiental, sem aumentar os recursos.

Desse modo, o futuro parece promissor para quem deseja ingressar na carreira ambiental por meio do IBAMA. Ademais, com o preenchimento das vagas adicionais em breve e a possibilidade de um novo concurso com um grande número de vagas de nível superior, as oportunidades são abundantes. 

Assim sendo, só o que resta aos interessados em uma dessas vagas é acompanhar as próximas notícias para entender quando o edital será publicado.

Agora que você já sabe tudo sobre as mais de 250 vagas autorizadas no concurso do IBAMA, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.