Maed: Receita Federal cancela multas por atraso geradas a partir da transmissão de DCTFWeb sem movimento - Notícias Concursos

Maed: Receita Federal cancela multas por atraso geradas a partir da transmissão de DCTFWeb sem movimento

Receita Federal cancela MAED geradas a partir da transmissão de DCTFWeb sem movimento. Confira informações oficiais!

A Receita Federal publicou, em 11 de novembro de 2022, o ADE Corat nº 15/2022, cancelando Multas por Atraso na Entrega de Declarações (Maed) geradas a partir da transmissão de Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) sem movimento para períodos em que a empresa não estava obrigada ao envio.

Maed: Receita Federal cancela multas por atraso geradas a partir da transmissão de DCTFWeb sem movimento

De acordo com a divulgação oficial, a Instrução Normativa RFB nº 2.005/2021 foi alterada recentemente pela Instrução Normativa RFB nº 2.094/2022, dispensando a apresentação de DCTFWeb sem movimento em diversas situações. Segundo destaca a Receita Federal, estas alterações visam simplificar a relação fisco x contribuinte, reduzindo a quantidade de obrigações tributárias acessórias exigidas.

Multas por Atraso na Entrega de Declarações (Maed)

A DCTFWeb foi atualizada e deixou de gerar Maed nestas situações a partir de 24/10/22. Assim sendo, as multas geradas indevidamente serão canceladas.

Situações

De acordo com a Receita Federal, a partir da publicação da IN RFB nº 2.094/2022, que alterou a IN RFB nº 2.005/2021, somente será necessário o envio de DCTFWeb sem movimento nas seguintes situações:

  1. Período de Apuração (PA) de início de atividades;
  2. PA de início da obrigatoriedade – mês em que o contribuinte passou a ser obrigado ao envio da DCTFWeb, se posterior ao PA de início de atividades;
  3. PA seguinte àquele em que deixar de ter movimento – Se o contribuinte paralisar suas atividades ou deixar de ter fatos geradores de contribuições previdenciárias, deve apresentar uma DCTFWeb sem movimento no primeiro mês seguinte a este fato;
  4. PA seguinte àquele em que o Microempreendedor Individual (MEI) for reenquadrado para Simples Nacional, desde que continue sem movimento.

A comunicação ocorrerá por e-mail

Além disso, o contribuinte que tiver Maed cancelada será comunicado sobre este fato por meio de mensagem encaminhada para sua Caixa Postal eletrônica, informa a Receita Federal.

O mesmo ADE informa os procedimentos a serem seguidos no caso de já ter havido pagamento ou compensação da Maed anteriormente lavrada, e ora cancelada, pormenoriza a divulgação oficial da Receita Federal.

DCTFWeb

De acordo com informações oficiais, a DCTFWeb não faz cálculos de tributos ou deduções, mas apenas recebe os valores constantes nos totalizadores das escriturações:

  • eSocial (Folha de Pagamentos > Totalizadores > Empregador > Contribuição Previdenciária > Informações consolidadas das contribuições sociais);
  • EFD-Reinf (Eventos Periódicos > Fechamento/Reabertura dos Eventos Periódicos > Informações das bases e dos tributos consolidados por contribuinte).
Tire suas dúvidas sobre a DCTFWeb diretamente no site oficial da Receita Federal

Se ainda restarem dúvidas sobre a DCTFWeb, elas podem ser encaminhadas através do chat ou pelo canal “fale conosco”, ambos disponíveis na página oficial da Receita Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?