Lula DECRETOU e pronto! Brasileiros serão PRESENTEADOS com NOVO FERIADO em 2024
O Dia da Consciência Negra somente era considerado como feriado em certos Estados
O Brasil tem um novo feriado nacional agora: o Dia da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20 de novembro. A sanção da medida foi feita pelo presidente Lula no mês de dezembro do ano passado, transformando essa data oficialmente em feriado em 2024.
Antes, o Dia da Consciência Negra somente era considerado como feriado em certos Estados, como em São Paulo, Alagoas e Rio de Janeiro. Assim, a criação de um feriado nacional homenageia oficialmente o Zumbi dos Palmares em todo o território brasileiro agora.
Zumbi e o Quilombo dos Palmares
O Zumbi dos Palmares faleceu em 1695, dando origem a esse feriado. Ele foi uma das figuras mais emblemáticas da história do Brasil. Dessa forma, sob sua liderança, o Quilombo dos Palmares se transformou em símbolo da resistência contra uma grande opressão escravocrata.
Portanto, o quilombo, que se localizava onde hoje é Alagoas, foi um significativo espaço de liberdade existente no período colonial, resistindo por aproximadamente um século.
Calendário de feriados em 2024
Abaixo, está a lista com os feriados de 2024, sendo:
Feriado Nacional
- 1º de janeiro – (segunda-feira) Confraternização Universal
- 29 de março – (sexta-feira) Paixão de Cristo
- 21 de abril – (domingo) Tiradentes
- 1º de maio – (quarta-feira) Dia do Trabalho
- 7 de setembro – (sábado) Independência do Brasil
- 12 de outubro – (sábado) Dia de Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro – (sábado) Dia de Finados
- 15 de novembro – (sexta-feira) Proclamação da República
- 20 de novembro – (quarta-feira) Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro – (quarta-feira) Natal
“Feriado” – Ponto Facultativo
- 12 de fevereiro – (segunda-feira) Carnaval
- 13 de fevereiro – (terça-feira) Carnaval
- 14 de fevereiro – (quarta-feira) Quarta-Feira de Cinzas – até 14 horas
- 30 de maio – (quinta-feira) Corpus Christi
- 31 de maio – (sexta-feira) emenda de Corpus Christi
- 28 de outubro – (segunda-feira) Dia do Servidor Público federal
- 24 de dezembro – (terça-feira) véspera do Natal – Após 14 horas
- 31 de dezembro – (terça-feira) véspera do Ano Novo – Após 14 horas
Feriado no 1º e 2º semestre de 2024
O primeiríssimo feriado nacional aconteceu no dia 1º de janeiro. Em seguida, a folga ficou por conta da folia de Carnaval, que, neste ano, aconteceu na terça-feira (13 de fevereiro). Contudo, é preciso lembrar que Carnaval não é um feriado nacional, como muitos acham. Considera-se ponto facultativo da segunda-feira até 14h de quarta-feira. Apenas em certos Estados, como Rio de Janeiro, este é realmente um feriado decretado.
Bom, os próximos feriados foram os da Sexta-Feira da Paixão de Cristo, ocorrido no dia 29 de março. Em seguida, os brasileiros começaram a ficar “órfãos” de descanso do trabalho. Isso porque só teve o feriado do dia de Tiradentes, que caiu em um domingo, 21 de abril, e o Dia do Trabalho, que caiu em uma quarta-feira, 1º de maio.
O próximo feriado que alguns brasileiros poderão experimentar é o Corpus Christi, que cairá na próxima quarta-feira, 30 de maio. No entanto, este é um ponto facultativo para cada município e Estado, tendo suas próprias regras.
De junho até o mês de novembro, os brasileiros não folgarão nenhum dia da semana sequer. O feriado da Independência do Brasil (no dia 7 de setembro), o Dia de Nossa Senhora Aparecida (no dia 12 de outubro) e o de Finados (no dia 2 de novembro) cairão todos no sábado.
O único feriadão será no dia 15 de novembro, caindo em uma sexta-feira. O novo feriado nacional, do dia 20 de novembro, bem como o Natal, no dia 25 de dezembro, cairá em uma quarta-feira, derrubando a chance de se ter feriado prolongado em 2024.
O que fecha e abre nos feriados nacionais?
O que, definitivamente, não abrirá nos feriados, é a Bolsa de Valores brasileira, a B3, bem como as instituições bancárias. Assim, quando os bancos não abrem nesses dias, as contas que têm vencimento na data, valem o pagamento no dia posterior. A mesma situação serve para negociações feitas na bolsa de valores. Ademais, também não tem pregão nas folgas nacionais.