O contribuinte interessado em conferir informações sobre o novo lote residual do Imposto de Renda e sua restituição deve ficar atento ao horário da liberação do valor no site da Receita Federal. Segundo o órgão, o lote já está disponível hoje, terça-feira (23), desde as 10h.
Ademais, o pagamento será feito em 30 de abril para aproximadamente 353.348 cidadãos elegíveis para resgatar o dinheiro. Mas, é importante salientar que o lote residual se refere ao Imposto de Renda de 2023 e dos anos anteriores, não de 2024. A restituição de 2024 só será paga em 31 de maio.
Lote residual do Imposto de Renda dos anos anteriores
Para verificar se os contribuintes podem ou não receber valores do lote residual, eles devem entrar na plataforma Meu Imposto de Renda e acessar a página “Consultar a Restituição”. Nesse campo, é possível escolher a consulta simples, digitando o CPF, o ano de declaração e data de nascimento.
Para conseguir dados detalhados, é preciso acessar o e-CAC, portal que disponibiliza as informações como status da declaração, possíveis divergências ou pendências, caso a declaração vá para a malha fina.
Além do mais, no e-CAC dá para retificar possíveis erros que se encontram na declaração. Assim, o acesso acontece através da digitação do CPF, do código de acesso e da senha, mas também é possível penas usando o login do Gov.br.
Quem recebe o lote residual da restituição?
Como citado anteriormente, 353.348 cidadãos receberão a restituição do Imposto de Renda no lote residual. No entanto, tal como em demais formatos, o contribuinte com prioridade legal continua recebendo o valor antes dos outros. São eles:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos acima de 60 anos;
- Contribuintes com deficiências física, mental ou mesmo moléstia grave;
- Contribuintes que tenham como maior fonte da renda o magistério;
- Contribuinte que optou pela entrega da declaração pré-preenchida ou por receber a restituição via PIX.
Dessa forma, os números oficiais das pessoas que receberão pelo lote residual de cada um dos grupos prioritários são:
- 5.469 idosos acima de 80 anos;
- 119 idosos acima de 60 anos;
- 816 pessoas com deficiências física, mental ou mesmo moléstia grave;
- 220 pessoas que tenham como maior fonte da renda o magistério;
- 250 indivíduos que optaram pela entrega da declaração pré-preenchida ou por receber a restituição via PIX
- 474 de pessoas consideradas não prioritários.
Como optar pelo Pix na restituição?
O cidadão que não pertence a nenhum grupo considerado prioritário em se relacionando com as quatro categorias citadas acima, ainda pode garantir o valor antecipadamente optando pelo recebimento via PIX da restituição.
Para isso, será necessário selecionar a opção quando finalizar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2024, pois o lote residual corresponde ao informe dos anos anteriores. A opção da restituição por PIX é feita tanto pelo app ou pelo computador, no instante em que houver a entrega da declaração. Saiba como se conclui o processo:
Usando o aplicativo no celular
Em primeiro lugar, o contribuinte deve preencher a declaração por completo dentro do app do Imposto de Renda de 2024. Assim que concluir essa etapa, basta seguir o passo a passo que mostraremos abaixo:
- Verifique onde está o ícone das três linhas dentro do canto esquerdo superior;
- Clique no ícone “Entregar”;
- Vá em “Tipo de conta”, optando por “Pix”;
- Siga o resto das instruções e finalize a declaração.
Usando a plataforma no computador
Depois de baixar o programa do Imposto de Renda 2024 e preencher as fichas da declaração, o cidadão deve realizar o procedimento similar ao que descrevemos:
- Clique no campo “Entregar declaração” que fica no canto esquerdo inferior;
- Localize o ícone “Informações bancárias” dentro da aba “Cálculo do Imposto”;
- Opte por “Pix” no campo “Tipo de conta”;
- Conclua o procedimento.