Livros sobre Epidemias e Pandemias: confira quais são!

Livros sobre Epidemias e Pandemias: confira a lista!

A pandemia causada pelo novo coronavírus provocou uma série de mudanças em todo o mundo. Ela impactou também os vestibulares, os concursos e a prova do ENEM, que precisaram pensar em diferentes estratégias e formatos de prova.

Dessa maneira, é muito provável que as próximas edições dos vestibulares, dos vestibulares militares, dos concursos e do ENEM abordem o tema pandemia. Esse tópico pode aparecer em questões de história e de geografia e também como o tema de uma redação.

Assim, é importante que você se mantenha informado sobre as diversas epidemias e pandemias que já ocorreram no mundo em diversos períodos. E é justamente por isso que o artigo de hoje trouxe uma lista de livros que abordam o assunto para você poder estudar de uma maneira alternativa.

Livros sobre Epidemias e Pandemias: Importância

Como já afirmado, é extremamente provável que os temas epidemia, pandemia, doenças e vírus apareçam nas mais variadas provas do país.

Principalmente, o assunto pode aparecer como o tema de uma redação importante. Dessa forma, você deve estar informado sobre outras epidemias e pandemias da história para poder construir um bom repertório para o seu texto e também para argumentar de forma clara e eficiente. Isso porque, a melhor maneira de garantir uma nota alta em um texto é se preparando antes com dados e informações sobre o seu tema.

Vamos ver, a seguir, alguns livros que abordam, de diferentes maneiras, os temas supracitados.

Livros sobre Epidemias e Pandemias: A Peste

O romance A Peste, escrito por Albert Camus, se passa na cidade de Oran, Argélia, na década de 1940. A narrativa se inicia no momento em que os moradores desse local percebem que milhares de ratos estão surgindo de repente. Porém, aquilo que todos não poderiam esperar também acontece: esses roedores estão infectados com a bactéria Yersinia pestis, responsável por provocar a Peste Negra nos homens.

Assim, de um dia para o outro, os moradores de Oran devem lidar com uma epidemia letal que, no século XIV, ceifou a vida de cerca de um terço da população europeia.

Camus trata de importantes temas e que são muito atuais, como o isolamento, as medidas de contenção do vírus e o despreparo dos governantes.

Livros sobre Epidemias e Pandemias: O Amor nos Tempos do Cólera

O romance Amor nos Tempos do Cólera narra a história de Florentino, Firmina e Juvenal. Os três personagens vivem na Colômbia durante o século XIX. Nessa época, as péssimas condições de saneamento básico das cidades periféricas do país resultaram na disseminação do cólera morbo, doença que acabaria causado uma calamidade sanitária na época.

Livros sobre Epidemias e Pandemias: Um Ano de Milagres

O livro Um Ano de Milagres foi escrito por Geraldine Brooks e retrata a história de uma pequena aldeia inglesa que, no século XVII, acaba sendo afetada por uma epidemia de Peste Negra, após um infectados vindos de Londres chegarem no local.

Brooks retrata diversos aspectos de uma epidemia, como o isolamento, o desespero e as tentativas de acabar com a doença.

Livros sobre Epidemias e Pandemias: Nêmesis

O romance foi escrito por Philip Roth e se passa em Newark, cidade dos Estados Unidos. O enredo do livro retrata as consequências de um surto de poliomielite que afetou a comunidade hebraica do bairro de Weequahic e causou importantíssimas transformações no local e em seus moradores.

Livros sobre Epidemias e Pandemias: Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira foi escrito por José Saramago e retrata o acontecimento repentino de uma epidemia: uma doença misteriosa faz com que as pessoas se tornem cegas de repente, sem nenhum tipo de sintoma.

O livro provoca uma série de reflexões sobre o impacto de uma epidemia, principalmente em relação às mudanças que essa pode provocar na sociedade, uma vez que todos passam a ser obrigados a viver de uma maneira totalmente diferente do que estavam acostumados.

Livros sobre Epidemias e Pandemias: Um Diário do Ano da Peste

Um Diário do Ano da Peste, escrito por Daniel Defoe, é um romance que mistura ficção e realidade ao retratar a grande praga de Londres, epidemia de Peste Negra que matou cerca de 100 mil pessoas na cidade no ano de 1665

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.