Livros que todo vestibulando deveria ler; confira

Descubra quais são esses livros tão importantes

Existem alguns livros que são extremamente importantes para os vestibulares brasileiros. Essas obras são abordadas com frequência pelas questões de literatura e português dessas provas e também fazem parte de listas de livros obrigatórios.

Além disso, você pode usar os livros mais importantes da literatura brasileira também como repertório dentro da sua redação.

Dessa maneira, para te ajudar na sua preparação, o artigo de hoje separou um resumo com os livros que todo vestibulando deveria ler. Vamos conferir!

Dom Casmurro, de Machado de Assis

Dom Casmurro é um livro de 1899 narrado em primeira pessoa e pertence ao movimento realista brasileiro, do qual Joaquim Maria Machado de Assis fazia parte. 

A obra narra a história de Bentinho, um jovem apaixonado por sua vizinha, Capitu. O romance apresenta uma série de reflexões sobre o amor, a amizade e a traição, além de explorar diversos aspectos da sociedade carioca do final do século XIX.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Memórias Póstumas de Brás Cubas é outra obra-prima de Machado de Assis. O enredo conta  a história de Brás Cubas, um homem que, após sua morte, decide escrever suas memórias.

A obra de Machado de Assis é uma verdadeira crítica à sociedade brasileira do século XIX e apresenta uma visão irônica sobre a sociedade carioca da época.

O Cortiço, de Aluísio Azevedo

O Cortiço é um livro que pertence ao Naturalismo brasileiro. O enredo é narrado em um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX e apresenta uma série de personagens que vivem em condições precárias.

Esse livro faz críticas aos aspectos mais importantes da sociedade brasileira da época, além de explorar temas como a violência e a pobreza.

Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Vidas Secas é um dos livros mais importantes da literatura brasileira do século XX e narra a história de uma família de retirantes que busca sobreviver no sertão nordestino.

Graciliano Ramos faz uma crítica ao sistema agrário brasileiro e à exploração do trabalho humano, além de apresentar uma visão realista e pessimista da vida no campo.

Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida

Memórias de um Sargento de Milícias é um livro publicado em 1854. Por meio das aventuras do protagonista Leonardinho, Manuel Antônio de Almeida faz uma crítica aos valores aristocráticos e apresenta uma visão irônica da vida urbana.

Iracema, de José de Alencar

Iracema é um dos principais exemplos de obras do Romantismo brasileiro.

O enredo do livro de José de Alencar se passa no Ceará do século XVII e narra a história de amor entre o índio Poti e a jovem Iracema. A obra é uma exaltação à natureza e à cultura indígena, além de oferecer uma representação idealizada da colonização portuguesa, típica do Romantismo de Alencar e seus seguidores.

O Guarani, de José de Alencar

O Guarani é outra obra de Alencar que faz parte do movimento romântico. O enredo acontece no século XVII e narra a história de amor entre Ceci e o índio Peri.

Por meio da obra, Alencar exalta a cultura indígena e apresenta uma visão idealizada da colonização do Brasil.

Capitães da Areia, de Jorge Amado

Capitães da Areia, publicado em 1937, é uma obra de Jorge Amado que narra a vida dos “Capitães da Areia”, um grupo de crianças que vive nas ruas da Bahia.

A obra é uma crítica à exclusão social e à violência urbana e ganhou sucesso mundial.

Sagarana, de João Guimarães Rosa

Sagarana é um livro de contos que foi publicado em 1946. Além de ser uma das obras do Modernismo mais abordadas pelos vestibulares, Sagarana explora a cultura do sertão de Minas Gerais, apresentando uma linguagem inovadora repleta de neologismos.

Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa

Grande Sertão: Veredas, do mesmo autor de Sagarana, é uma das obras mais importantes da literatura brasileira.

O enredo do livro se passa no sertão mineiro e narra a história de amor entre Riobaldo e Diadorim. A obra é uma reflexão sobre a identidade brasileira e a complexidade da linguagem, além de explorar diversos tópicos importantes como a violência e a religiosidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.