Resumo de literatura: o movimento naturalista

O Naturalismo foi um importante movimento literário que esteve presente no Brasil.

Naturalismo: aquilo que você deve saber para as suas provas

O Naturalismo foi um importante movimento literário que esteve presente no Brasil.

O tema é cobrado com muita frequência em questões de literatura dentro dos principais vestibulares do país e também da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, é muito importante que você domine as principais características que envolvem o movimento naturalista para garantir um bom desempenho nos seus exames.

Naturalismo: introdução

O naturalismo foi um movimento literário e estético que surgiu no século XIX, na França.

Os seguidores do movimento desenvolveram um estilo objetivo com uma espécie de retorno à natureza. Dessa forma, os autores deixavam em evidência o lado mais animal do homem, principalmente quanto à descrições sobre hereditariedade e doenças.

Naturalismo: principais características

Uma das principais características observadas nesse estilo literário é a ênfase do lado mais animal do homem. Esse aspecto aparece nos textos naturalistas por meio do uso do instinto, da fome e da sexualidade. Além disso, as patologias sociais também se destacam, com a abordagem de temas como vícios, doenças e adultério.

Também podemos mencionar os seguintes aspectos como principais características do naturalismo: a impessoalidade, a objetividade e a descrição.

Além disso, a classe mais pobre é muitas vezes protagonista das obras, que fazem uso do determinismo para justificar a teoria de que o homem é fruto de seu meio.

Naturalismo: autores

Na Europa, um autor de destaque dentro do movimento naturalista é o francês Émile Zola, com as obras “O Romance Experimental” e “Germinal”.

O Naturalismo no Brasil também foi marcado por importantes produções. Dentre elas, podemos destacar  “O Mulato” e “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo.

Além disso, o autor Adolfo Caminha também se destacou no movimento com a obra “Bom-Crioulo”. Igualmente, Raul Pompeia ficou conhecido por sua obra “O Ateneu”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.