Literatura no Vestibular: “O Seminarista”, de Bernardo Guimarães

Publicada pela primeira vez em 1972, a obra “O Seminarista”, do escritor brasileiro Bernardo Guimarães, é uma das mais importantes da literatura produzida no período do Romantismo Brasileiro. Apesar de não ser a primeira obra escrita por Bernardo Guimarães, “O Seminarista” foi o romance que deu popularidade ao autor.

Enredo da obra

Ambientado em Minas Gerais, estado natal do autor, o enredo do romance tem como personagem principal Eugênio. Filho de ricos fazendeiros, Eugênio passa a sua infância ao lado de Margarida, filha de uma agregada da fazenda dos pais. Durante o crescimento dos dois jovens surge um sentimento romântico. 

O pai de Eugênio, que era contra a união dos dois jovens, o envia para um seminário, traçando, assim, uma carreira eclesiática para o rapaz. No entanto, Eugênio não consegue esquecer o afeto que tem por Margarida. O jovem só decide seguir a vida de padre após receber dos pais e dos padres do seminário a falsa notícia de que Margarida havia se casado. 

Anos depois, após Eugênio se tornar padre, ele é chamado para prestar socorro a uma jovem adoecida. O personagem principal se depara com Margarida, seu amor juvenil, que havia sido expulsa da fazenda e não havia se casado como foi dito pelos padres e pelos pais de Eugênio. 

A partir daí, o autor aborda de forma melodramática e com tom pastoril o romance “impossível” de Margarida e Eugênio, que já havia se comprometido com o celibato. 

Diante desse enredo, os críticos literários afirmam que Bernardo Guimarães escreveu um típico romance de tese, no qual o autor apresenta uma ideia e a defende através do desenrolar da história. Nesse sentido, a tese seria que o celibato religioso forçado é um equívoco. Além disso, a obra critica o autoritarismo familiar, que acaba arruinando a vida do personagem principal, já que ele enlouquece após a morte de Margarida.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.