Língua Portuguesa: regras de separação de sílabas - Notícias Concursos

Língua Portuguesa: regras de separação de sílabas

A separação de sílabas, também chamada de separação silábica, consiste na divisão das palavras em partes menores, em sílabas. A delimitação feita na separação de sílabas é marcada por meio do sinal de hífen [-].

A sílaba é a vogal ou grupo de fonemas que se pronunciam em uma só emissão de voz, e que, sós ou reunidos a outros, formam palavras. Desse modo, não há sílaba sem vogal, já que a vogal é a base da formação. Nesse sentido, a vogal é um elemento obrigatório da sílaba.

Diante disso, a presença da vogal é uma regra básica e as demais regras são estabelecidas a partir dela. Veja abaixo as regras da divisão silábica e exemplos.

Regras de separação de sílabas

1 – Separam-se vogais idênticas:  ál-cool; em-preen-de-dor; coor-de-na-dor; ca-feei-ro.

2 – Separam-se as vogais de hiatos, ou seja, quando há duas vogais juntas, porém em sílabas vizinhas:

  • baú (ba-ú); coelho (co-e-lho); dia (di-a); moeda (mo-e-da); oceano (o-ce-a-no); quieto (qui-e-to); tio (ti-o); raiz (ra-iz;, gênio (gê-ni-o); ruim (ru-im); fiel (fi-el) etc.

3 – Deve-se separar os dígrafos, que ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema. Ou seja, os dígrafos rr, ss, sc, sç, xc:

  • nasçer, ca-chorro, vassou-ra, desçi-da, disci-plina, exce-der, assar; ferra-gem, etc.

No entanto, há dígrafos que não devem ser separados. São eles: ch, lh, nh, gu e qu. Veja exemplos: chu-va, ma-lha, á-gua, que-da.

4 – Não se separam os encontros consonantais perfeitos:

  • a-lam-bra-do, blu-sa, li-vro, bru-ta-mon-tes, pra-ta, etc.

5 – Não se separa jamais as vogais dos ditongos e dos tritongos, conforme os seguintes exemplos: gló-ria, pai, sé-rie, cai-xa, qua-dro; sa-guão, en-xá-guem, i-guais, Pa-ra-guai, a-ve-ri-guei.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Dicas de como fazer um bom TCC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?