Língua Portuguesa: questão comentada sobre Estrutura das Palavras

A estrutura das palavras é um assunto de língua portuguesa que costuma aparecer em provas de concursos e vestibulares. Desse modo, é preciso ter domínio quanto à morfologia da língua. O estudante precisa dominar, por exemplo, as partes que constituem as palavras e os processos de formação das mesmas. 

Por isso, apresentamos abaixo uma questão para treinar o conhecimento sobre o processos de formação das palavras. Confira abaixo!

Questão – FGV

Texto 4 – Por que são assim? (Mariana Sgarioni)

“Daniel Blair tem 4 aninhos e achou que seu cachorrinho de apenas uma semana de vida estava muito sujo. O melhor jeito encontrado para um banho rápido foi atirar o animal na água do vaso sanitário – e dar descarga. Por sorte, a mãe descobriu a tempo, e bombeiros resgataram o animalzinho ainda vivo no esgoto. O caso aconteceu no início de junho, na Inglaterra, e chamou a atenção das câmeras do mundo inteiro. Muitos perguntaram: será que Daniel seria um psicopata divertindo-se com o sofrimento do bicho? 

Provavelmente não. Nesses casos, o que pode existir é o transtorno de conduta – comportamento que viola regras sociais importantes.”

A palavra do texto 4 que apresenta um processo de formação diferente dos demais é:

(A) cachorrinho;

(B) descarga;

(C) bombeiro;

(D) sofrimento;

(E) sanitário.

Resposta e comentário

Primeiramente, é preciso lembrar que a derivação é o processo se formação de palavras a partir do acréscimo de afixos à raiz de uma palavra já existente. Esses afixos podem ser prefixos (vem antes do radical) ou sufixos (vem depois do radical), o que gera os processos de sufixação, prefixação e a derivação parassintética. 

Portanto, ao observar as palavras acima, é possível perceber que quatro palavras foram formadas pelo mesmo processo, a sufixação. Esse é o caso de cachorrinho (cachorro + inho), bombeiro (bomba + eiro), sofrimento (sofrer + mento) e sanitário (sanita + ário).

Por fim, ao analisar a estrutura da palavra descarga, observamos que a sua formação se deu por meio da prefixação. Desse modo, houve o acréscimo do prefixo des- à palavra cargadescarga. Sendo assim, a resposta correta é a alternativa B.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário!

Veja Citação direta e indireta: como citar segundo a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.