Liderança: Estratégias para quem deseja assumir esse papel 

A ideia de prosperar na carreira nos faz pensar em assumir um cargo de liderança em algum momento. No entanto, o primeiro passo é entender por que queremos e nos dedicamos tanto por essas posições. 

Pensar apenas no alto salário ou status não é o melhor conceito para obter sucesso. Exercer um papel de liderança traz grandes responsabilidades para orientar e inspirar um time, visando a conquista de resultados, desenvolvendo o melhor de cada membro da equipe. 

De acordo com a conselheira e mentora, Claudia Elisa Soares, liderança engloba muitas funções. “Não se engane. Liderar não é apenas dar ordens e distribuir tarefas. Isso é, no máximo, ser chefe”. 

Para a executiva, é fundamental ter a mentoria de grandes líderes, fato que considera essencial para o crescimento profissional e pessoal, mas alguns aprendizados surgem por meio da experiência própria: observando, estudando, praticando, caindo e levantando. “Algumas vezes, até contrariando os mentores”, pontua Claudia.

A especialista selecionou 5 dicas para quem ainda não ocupa um cargo de liderança, mas almeja chegar lá, veja! 

A promoção não acontece apenas por exercer bem suas funções

Geralmente, o profissional é promovido por demonstrar características (conhecimentos, habilidades e atitudes) da posição de liderança almejada. 

Desse modo, é preciso averiguar as características para o cargo em questão, estudar os líderes inspiradores, participar de eventos do setor ou sobre liderança e até conversar com headhunters ou profissionais de recrutamento. 

“Definitivamente, não existe uma receita. Cada empresa, cada setor vai demandar habilidades e conhecimentos específicos”, revela a conselheira.

Curiosidade

As habilidades de um bom profissional hoje não garante que as mesmas o tornarão um grande líder no futuro. O lifelong learning (aprendizado ao longo de toda a vida) é fundamental.  

“Há que ler, estudar e se atualizar sobre novos temas e conhecimentos necessários à função atual e futura. Não adianta pensar no próximo passo e não ser excelente no atual. E vá além! Seja curioso em relação ao mundo”, recomenda Claudia Elisa.

Invista no autoconhecimento, de modo a ter consciência de suas forças e virtudes

Orgulhe-se das suas forças e virtudes para ajudar no seu desempenho. São diversos cursos, métodos e linhas de pensamento que podem ser usados. 

Um bom exemplo é a Psicologia Positiva, abordagem científica da psicologia que estuda pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos com foco em pontos fortes em vez de fraquezas, desenvolvendo o ser humano integral, presente e com bem estar.

Todos temos pontos fracos

Todo mundo tem algum ponto fraco. Mas é preciso ter atenção às fraquezas que causam medo ou vulnerabilidade, ou que estejam atrasando seu desenvolvimento. 

“O autoconhecimento será de extrema valia para fazer a correta identificação desses pontos e a busca por soluções. Contar com o apoio de um terapeuta, coach, mentor ou outros profissionais especializados ajuda muito”, sugere a especialista.

Seja proativo e vá atrás, sem lamentações

Seu esforço e perseverança será reconhecido em algum momento e lugar. Seja grato caso a organização apoie o desenvolvimento destes conhecimentos, habilidades e atitudes, no entanto, se esforce caso isto não aconteça. 

“É como diz o ditado, ‘saber não ocupa espaço’. E em tempos de mundo digital, não há desculpas. São muitos conteúdos e cursos online, sem custo e acessíveis 24h por dia”, afirma a conselheira.

“Não torne um processo tão bonito e enriquecedor um fardo. A vida pode – e deve – ser leve!”, finaliza.

E então, gostou das dicas? Não deixe de ler também – Entrevista de emprego: dicas direcionadas ao candidato

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.