Liberação do 5G pela Anatel: confira quais os 102 municípios na lista

Liberação do 5G pela Anatel: confira quais os 102 municípios na lista

Mais de 1700 municípios já possuem a liberação do sinal, ficando por conta das operadoras a ativação e início do funcionamento

Após o início da liberação do 5G pela Anatel, cada vez mais municípios passaram a receber a ativação das antenas para essa conexão. Agora, um novo lote de cidades irá começar a funcionar com a nova rede.

Por isso, se você quiser saber se sua cidade receberá essa tecnologia, basta continuar por aqui. Deixamos a lista completa de municípios que estão na nova liberação da Anatel e passarão a ter esse tipo de conexão.

O que é o 5G?

O 5g é a tecnologia de quinta geração de conexões de internet banda larga no Brasil e no mundo. Com início da implantação em 2018, é feito para aumentar a qualidade de conexão das redes móveis.

Esse tipo de rede chega como uma evolução do 4G, a atual geração de conexões no país. A principal característica é o aumento da qualidade na transmissão de dados, principalmente o download de conteúdos, por conta da maior largura de banda.

Apesar do foco ser a telefonia móvel, também por conta da banda mais larga, é possível que a conexão também se expanda não somente para os celulares. Assim, a previsão é de que desktops e PCs consigam usar esse tipo de internet, depois da liberação do 5G.

Funcionamento do 5G

Então, se você ainda não sabe como funciona o 5G, essa tecnologia opera através de ondas de rádio. Esse funcionamento é o mesmo das gerações anteriores, podem a diferença fica por conta da frequência das ondas.

Assim, o 5G fica atrelado à frequência de 3,5GHz, mais alta que as anteriores. Dessa maneira, é possível que ela seja até 12 vezes maior do que o 4G, com uma velocidade muito mais alta na mesma proporção.

Por fim, aproveite para ler mais: Tecnologia: Saiba como ativar o 5G em seu aparelho celular

Como funciona a liberação do 5G?

A Anatel é o órgão do Governo Federal que realiza a liberação do 5G, e faz a regulação dos meios de comunicação no Brasil. Assim, antes que um novo serviço comece a funcionar no país, passa pela avaliação e regulamentação desse órgão público.

Então, no caso do 5G, a Anatel realiza a liberação, para que as operadoras possam instalar as antes nas cidades. Depois disso, a internet começa a funcionar e pode ficar disponível para que os usuários possam acessar.

Porém, o órgão não atua sozinho, tendo fiscalização da sociedade civil e do Tribunal de Contas da União. Segundo a própria entidade, a intenção é de que em até 2029 todas as cidades brasileiras possuam a nova tecnologia funcionando.

Ainda, o fato de acontecer a liberação do 5G não garante o funcionamento automático da faixa. Afinal, ainda é preciso que as operadoras realizem a ativação do sinal, após a autorização do regulador.

Anatel faz a liberação do 5G em municípios brasileiros

Então, mais 102 municípios agora entram na lista da Anatel para liberação do 5G. Confira a lista completa e veja se sua cidade está entra as que terão ativação das antenas ainda nesse ano:

  • Bahia: Alagoinhas;
  • Ceará: Camocim, Canindé;
  • Espírito Santo: Alegre, Aracruz, Ibiraçu, Itapemirim, João Neiva, Marataízes;
  • Maranhão: São Bento, São Vicente Ferrer;
  • Minas gerais: Alpinópolis, Antônio Carlos, Barbacena, Bicas, Cachoeira de Minas, Cascalho Rico, Catas Altas da Noruega, Conceição dos Ouros, Diamantina, Goianá, Guarda-Mor, Ibertioga, Itaverava, Paracatu, Pouso Alegre, Santa Rita de Ibitipoca, Santana dos Montes, São José da Barra, Tiradentes, Vargem Bonita, Varginha e  Vazante;
  • Mato Grosso do Sul: Água Clara, Brasilândia, Jateí, Juti, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo e Sonora;
  • Mato Grosso: Diamantino, Itiquira, Nortelândia e Sinop;
  • Pará: Altamira e Salinópolis;
  • Paraíba: Barra de Santana, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Mogeiro e Pilar;
  • Pernambuco: Arcoverde e Serra Talhada;
  • Paraná: Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá, Pato Branco e Toledo;
  • Rio de Janeiro: Cambuci, Macuco, São Francisco de Itabapoana e São José de Ubá;
  • Rio Grande do Norte: Canguaretama, Espírito Santo, Jundiá, Passagem e São Pedro;
  • Rio Grande do Sul: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Capão da Canoa, Colinas, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Imbé, Imigrante, Muçum, Osório, Roca Sales, Teutônia, Torres, Tramandaí, Vespasiano Corrêa e Westfália;
  • Santa Catarina: Araranguá, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Ipira, Jaguaruna, Laguna, Pescaria Brava, Piratuba, Sombrio  e Tubarão;
  • São Paulo: Barretos;
  • Tocantins: Pequizeiro.

Além dessas cidades, outras já passaram pelo processo antes, contabilizando mais de 1700 municípios. O portal do Governo Federal possui uma lista completa com todos os locais que já possuem a tecnologia.

Então, aproveite para ler outros conteúdos: Samsung lança novos aparelhos 5G intermediários Galaxy A54 5G e A34 5G.

Perguntas frequentes sobre a liberação do 5G

Então, se você quer saber um pouco mais sobre a liberação do 5G, separamos algumas perguntas comuns de usuários. Assim, fica mais fácil descobrir porque esse tipo de conexão se tornou tão popular, e quais suas principais características.

Quais internet tem 5G?

Atualmente, mesmo sendo uma tecnologia muito recente, algumas operadoras brasileiras possuem planos com 5G disponível. Hoje, a Vivo, Claro e Tim possuem esse tipo de tecnologia já em seus produtos para os usuários.

Onde o 5G está disponível?

Após a liberação do 5G nos novos locais, são mais de 1700 municípios com as antenas funcionando. Os Estados são São Paulo, Alagoas, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco  e Bahia.

Como ativar no 5G no celular?

Para realizar a ativação, é preciso acessar as configurações de rede do seu aparelho celular. Então, é preciso tornar a conexão 5G preferencial, antes de todas as outras. Porém, é preciso que sua operadora e o aparelho sejam compatíveis com esse tipo de internet.

É possível transformar um celular 4G em 5G?

Infelizmente, ainda não existe nenhum tipo de tecnologia que possa transformar um aparelho 4G em 5G. Afinal, são dois tipos de conexões diferentes, sendo possível conferir nas configurações de seu celular se o modelo possui esse tipo de conexão.

Por fim, para quem quer conhecer outras novidades sobre tecnologia e internet, basta continuar por aqui. Todos os dias, notícias incríveis para você ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.