Leve ESTES documentos para o CRAS e faça sua INSCRIÇÃO para receber o BOLSA FAMÍLIA

A Caixa Econômica Federal iniciará em breve o pagamento da parcela de dezembro do Bolsa Família. O principal programa de transferência de renda do país ajuda diretamente mais de 21 milhões de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica no Brasil.

Em resumo, o Governo Federal possui diversos benefícios sociais para ajudar as famílias que não possuem renda mínima para viverem dignamente, tendo acesso a todos os direitos assegurados pela Constituição Federal do Brasil. Contudo, ainda existem muitas pessoas que precisam do Bolsa Família, mas não sabem como se inscrever no programa.

Neste texto, você saberá exatamente o que fazer para conseguir receber o benefício. O primeiro ponto é buscar uma unidade para se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico). Apenas os inscritos no cadastro que podem receber o Bolsa Família. Por isso, veja como fazer isso de maneira simples e descomplicada e organize os documentos que você deve levar.

Inscreva-se no Cadastro Único para receber Bolsa Família

Em resumo, o governo possui diversos instrumentos para identificar e caracterizar as pessoas de baixa renda do país. O grande destaque fica com o CadÚnico, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A saber, o Cadastro Único permite o ingresso em programas sociais do país, como o Bolsa Família. No entanto, as famílias inscritas não entram automaticamente nos programas do governo, pois cada benefício possui regras específicas que permitem a entrada de novos beneficiários.

Portanto, a inscrição no CadÚnico não garante o ingresso automático nos programas sociais do país. Contudo, a entrada nos benefícios só poderá acontecer se a pessoa estiver inscrita no Cadastro Único.

Como se inscrever no CadÚnico?

De acordo com as regras definidas pelo Governo Federal, o CadÚnico surgiu para inserir as famílias mais pobres do país em programas sociais. Assim, apenas os cidadãos de baixa renda podem se inscrever para receber os benefícios.

Veja quais são os requisitos para fazer a inscrição no CadÚnico:

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 660);
  • Famílias com renda mensal total de até 3 salários mínimos (R$ 3.960);
  • Famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa, mas que estejam vinculadas ou pleiteando a permanência em programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões;
  • Pessoas que vivem em situação de rua, seja sozinha, seja com a família.

Para se inscrever no programa de dados do governo, a pessoa deverá comparecer a algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto do Cadastro Único. No local, o cidadão passará por uma entrevista com perguntas sobre a composição familiar.

Veja quais documentos levar ao CRAS

O comparecimento ao CRAS é necessário para que as pessoas respondam questionamentos sobre rendimentos, despesas e características do domicílio e dos membros da família. As respostas devem ser verdadeiras para que os usuários não tenham os benefícios bloqueados em caso de inconsistência dos dados.

No CRAS ou no posto do Cadastro Único, o responsável familiar deve apresentar obrigatoriamente o CPF ou o título de eleitor para realizar o cadastramento. Já para os demais membros da família, o responsável deverá apresentar qualquer um dos documentos abaixo:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

Após a entrevista, o cidadão receberá o Número de Identificação Social (NIS), caso ainda não o tenha. Apenas com o NIS que as famílias poderão participar de programas sociais através do CadÚnico.

Calendário de pagamentos de dezembro

A Caixa Econômica realiza os repasses nos dez últimos dias úteis, conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos usuários. Dessa forma, um novo grupo tem acesso ao valor em suas contas a cada dia útil.

Os repasses de dezembro terão início início na próxima semana, e os usuários já estão ansiosos para acessarem os valores. Como dezembro é o último mês do ano, o governo antecipou os pagamentos, visto que, na última semana do mês se concentram as festividades natalinas e de final de ano.

Confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família de dezembro de 2023:

Data do pagamentoFinal do NIS
11 de dezembro (segunda-feira)1
12 de dezembro (terça-feira)2
13 de dezembro (quarta-feira)3
14 de dezembro (quinta-feira)4
15 de dezembro (sexta-feira)5
18 de dezembro (segunda-feira)6
19 de dezembro (terça-feira)7
20 de dezembro (sexta-feira)8
21 de dezembro (segunda-feira)9
22 de dezembro (terça-feira)0

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.