LER NÃO É ESTUDAR

Você sabia que apenas ler não é o suficiente para um estudo proveitoso, que gere resultados?

A maior dúvida dos estudantes é sobre a forma correta de estudar, e, o porque muitas vezes não conseguem absorver o conteúdo, ainda que lendo intensamente.

Contudo, o que precisa ser entendido é que não será a leitura com intensidade que irá promover o entendimento, mas a qualidade do estudo.

Compreender o que se esta lendo, é apenas  uma das etapas de um processo de estudo, que consiste na leitura, absorção do conteúdo, e transmissão do mesmo.

A compreensão leva ao entendimento, mas se não houver revisão, anotações ou exemplos práticos, o entendimento se desfaz através dos dias.

Quando a informação entra no cérebro, ela também precisa sair através do ensino para outra pessoa, de exercícios, de perguntas mentais, de vídeo aulas, pensar em como a disciplina poderia ser cobrada nas provas, que irão complementar levando a raciocinar sobre o estudo.

O cérebro precisa compreender através de seus métodos de fixação, que aquele conteúdo passará a fazer parte da sua inteligência racional, não sendo passageiro.

Sendo assim, ler é uma atitude passiva, e o estudo para ter resultados, precisa ser ativo, aquilo que se lê hoje, será esquecido amanhã.

E, aquilo que se estuda hoje, será lembrado hoje, amanhã e sempre!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.