O ChatGPT da empresa OpenAi se tornou conhecido em todo o mundo, e é uma referência na Inteligência Artificial (IA) generativa. Quem é fã de tecnologia, e até usuários comuns têm se entusiasmado com as possibilidades da ferramenta. O Google, por sua vez, apresentou seu Bard AI, entrando também no mercado.
O setor tem recebido investimentos bilionários e há uma grande expectativa sobre a IA. No entanto, no lançamento de seu Bard AI, concorrente direto do ChatGPT, alguns problemas ocorreram com a ferramenta. Desse modo, as ações do Google caíram e os executivos da empresa acabaram tendo uma grande dor de cabeça.
Espera-se que muitas empresas invistam na nova tecnologia de chatbot. Ao que parece a IA deve se tornar uma grande tendência, em um curto período de tempo. O problema no lançamento do Google de seu Bard AI, foi que houve um erro em sua resposta, durante o teste. O mercado não gostou e as ações da companhia caíram.
Os chatbots, como o BArd Ai e o ChatGPT, são algoritmos baseados em inteligência artificial, que buscam informações na internet como base de dados. Em síntese, ele utiliza esta estratégia, para responder perguntas de seus usuários, como no mecanismo de busca do próprio Google.
Bard AI
O chatbot do Google, Bard AI teve problemas ao responder uma pergunta em seu dia de estréia. O mercado reagiu rapidamente, assim que soube da notícia. A empresa Alphabet, que controla o Google, viu suas ações caírem rapidamente. Estima-se que ela perdeu cerca de US$100 bilhões na última quarta-feira (8/02).
Os investidores da tecnologia do Google estão preocupados, pois esperam que o recurso de IA da companhia, seja o grande concorrente da OpenAI, com seu ChatGPT, que se tornou um sucesso entre seus usuários. Neste caso, a ferramenta possui um alto padrão de qualidade e precisão em suas respostas.
Felizmente, as ações da Alphabet conseguiram se recuperar de maneira parcial. No entanto, os investidores da tecnologia do Google, sinalizaram sua preocupação para a companhia, que irá buscar maneiras de aprimorar a forma de funcionamento do Bard AI, fazendo algumas alterações e atualizações.
Erro da ferramenta
Todavia, o Google queria mostrar em seu teste relacionado a tecnologia, que a plataforma consegue aprender coisas novas e responder perguntas de forma ágil e eficiente. Eles perguntaram ao Bard AI “que novas descobertas do Telescópio James Webb posso contar a meu filho de nove anos?”.
O Bard AI, em uma parte de sua resposta, disse que James Webb foi o primeiro telescópio a conseguir registrar imagens de um exoplaneta. Ou seja, que se localiza fora do sistema solar. Verificou-se então um erro, visto que em 2004 o Very Large Telescope (VLT). do Observatório Europeu do Sul realizou o feito pela primeira vez.
Como o Bard AI funciona?
O Chatbot da Google Bard AI é uma tentativa da empresa de competir com o ChatGPT da OpenAI. Para a ferramenta funcionar, ela utiliza a internet como fonte de dados e informações. Elas são obtidas em tempo real, o que poderia fazer com que a tecnologia fosse um pouco mais confiável.
Analogamente, ainda não se sabe como o Bard AI será incorporado ao sistema de buscas do Google. A empresa está fazendo alguns testes sobre como irá disponibilizar a sua ferramenta. Em uma versão da plataforma de procura da companhia, o botão “estou com sorte” foi substituído pelo Bard AI.
O Google adicionou na página, cinco caixas de diálogos diferentes, para que seus usuários possam fazer suas perguntas ao Bard AI. Todavia, o seu Chatbot utiliza a tecnologia Language Model for Dialogue Applications (LaMDA), ou seja, Modelo de linguagem para aplicações em diálogos.
Pesquisa tecnológica
A empresa fez um anúncio no qual afirmou que desenvolve pesquisas relacionadas a IA já a alguns anos, e diz que utiliza a tecnologia para otimizar as pesquisas em seu buscador. Analogamente, o próprio LaMDA foi utilizado anteriormente para alimentar bots de conversação mais simples.
O Bard AI deverá explicar assuntos mais complexos, e oferecer a seus usuários uma ferramenta relacionada à criatividade. Espera-se que a tecnologia simplifique conteúdos mais difíceis, facilitando o entendimento da pessoa que fez a pergunta. No entanto, depois do teste inicial, há um longo caminho pela frente.