IPVA 2022 São Paulo: facilidades no pagamento do imposto para auxiliar os cidadãos

Os proprietários de veículos usados que quitarem o IPVA antecipadamente, em cota única, no mês de janeiro, terão um desconto de 9%

Para diminuir o impacto negativo da pandemia, o IPVA 2022 São Paulo, segundo o governo, por meio do Ministro da Fazenda e Planejamento, terá um pacote de descontos, com prazos de pagamento a partir de fevereiro em 5 parcelas. Saiba mais a respeito na matéria desta segunda-feira (10) do Notícias Concursos.

IPVA 2022 São Paulo: prazos e condição de pagamento

Os proprietários de carros usados ??que parcelarem o IPVA em janeiro terão 9% de desconto. Para quem paga seus impostos em fevereiro (também em uma cota), ou prefere pagar em prestações, a dedução do imposto é de 5%.

Para novos proprietários (0 km), o desconto permanece o mesmo: 3% em cota única. No entanto, se você optar pelo parcelamento, também poderá parcelar em cinco vezes sem desconto.

Os impostos mais caros em 2022

Devido à alta inflação e à falta de componentes eletrônicos, os preços dos carros novos tiveram um aumento incomum. Por conta disso, a demanda por carros usados ??aumentou e também ficou mais caro, algo que não acontecia no país há mais de 20 anos.

Dessa forma, o valor de mercado do carro não cairá no início de 2022, como aconteceu nos anos anteriores. Portanto, o IPVA valerá mais, infelizmente.

Segundo pesquisa da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), o valor de mercado automotivo aumentará em média 22,54% do que foi em 2021. O preço de venda dos caminhões usados ??foi o que mais aumentou, atingindo 25,17%. Em seguida, vieram Vans e Utilities, com alta de 23,50%. Motocicletas fechou em 23,33%.

Em relação ao ano passado, os preços de venda de automóveis aumentaram 21,99%. A variação para ônibus e micro-ônibus é de 15,57%. Para consultar as tabelas de valor de mercado de mais de 12.000 marcas, modelos e versões de automóveis, basta acessar o site do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

IPVA 2022 São Paulo
IPVA 2022 São Paulo: facilidades no pagamento do imposto para auxiliar os cidadãos – Foto: Canva Pro

Pagando o IPVA 2022

O governo de São Paulo forneceu aos proprietários de carros as seguintes formas de pagamento:

  • Pagamento à vista em janeiro, desconto de 10%;
  • 50% de desconto no pagamento à vista em fevereiro;
  • De fevereiro a junho, pague em 5x e aproveite 5% de desconto.
  • Vale ressaltar que os termos fiscais variam para os proprietários de caminhões. Veja:
  • Pagamento em abril – Desconto de 50%;
  • Pagamento em 5x – Reserva de 5% de desconto. As parcelas cobrirão março, maio, julho, agosto e setembro.

Os proprietários de carros novos (0 km) devem pagar o IPVA 2022 São Paulo até o quinto dia da fatura, com desconto de 3% no parcelamento. Eles também podem optar por pagar em cinco parcelas, mas não haverá desconto. A primeira parcela deverá ser paga em até 30 dias após a emissão dos documentos fiscais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.