Ipea define banca examinadora de seu próximo concurso

A expectativa é de que o edital saia nos próximos meses.

Nesta segunda-feira, 13 de novembro, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) publicou um documento dispensando licitação para escolha de banca para seu próximo concurso. Isto é, o que indica que o processo já foi concluído.

Nesse sentido, de acordo com o instituto, a Fundação Cesgranrio será a banca do certame. Isto é, ficando responsável por atos como, por exemplo, receber inscrições, aplicar as provas e divulgar os resultados.

Além disso, a escolha da banca se mostra como um ótimo sinal, já que o próximo passo será a publicação do edital. Assim, a expectativa é de que este saia até o mês de janeiro de 2024.

Veja também: Petrobras define banca de novo concurso público

Portanto, aqueles que desejam trabalhar no Ipea já podem se preparar!

Qual será a banca do concurso?

A publicação do extrato de dispensa de licitação ocorreu nesta segunda, dia 13, no Diário Oficial. Assim, ocorreu a oficialização da Fundação Cesgranrio como banca examinadora do próximo concurso do Ipea.

Agora, o próximo passo será a publicação do edital, que deve ocorrer até 22 de janeiro. Isto é, considerando que a portaria que autorizou o concurso tinha o prazo de 180 dias para cumprimento.

A Fundação Cesgranrio é uma instituição brasileira com o objetivo de promover a pesquisa, o ensino e o desenvolvimento institucional. Desse modo, esta indica que, dentro de 40 anos, já avaliou cerca de 60 milhões de pessoas.

Quais serão os cargos para o Ipea?

Apenas será possível confirmar todos os detalhes com a publicação do edital. No entanto, a expectativa é de que a oferta seja para um total de 80 vagas para o cargo de Técnico de planejamento e pesquisa.

Trata-se de função que exigirá nível superior de formação, com remuneração de R$21.582,79. Neste valor já se considera o vencimento básico com recente reajuste, bem como o auxílio-alimentação no valor de R$658.

Atualmente, o órgão conta com uma grande necessidade de suprir o quadro de servidores, de forma que 80 vagas não são suficientes. Contudo, de acordo com a presidente do Ipea, Luciana Servo, esta oportunidades “suprem partes importantes da necessidade do Ipea”.

Veja também: Fiocruz avança em novo concurso com 300 vagas

A expectativa do órgão é conseguir abrir novos concursos no futuro.

Órgão tem grande déficit de cargos

Atualmente, o Ipea conta com 377 cargos vagos, sendo que grande parte é para a função de Técnico de planejamento e pesquisa. Isto é, cargo que estará no próximo concurso do órgão. Além disso, o Ipea também tem cargos vagos para:

  • Técnico em desenvolvimento e administração;
  • Analista de Sistemas;
  • Auxiliar Técnico;
  • Assessor Especializado;
  • Auxiliar Administrativo.

Assim, com a oferta de 80 vagas para Técnico de planejamento e pesquisa no próximo certame, o órgão irá suprir ao menos as necessidades mais urgentes.

No entanto, ainda em julho, quando o Governo Federal concedeu a autorização para o concurso, a presidente do Ipea, Luciana Servo, se manifestou. De acordo com ela, o órgão vinha se preparando para diferentes parcerias e novos projetos.

Portanto, a fim de dar seguimento a estes objetivos, “será fundamental recompor a força de trabalho do Ipea”, declarou a presidente.

Segundo ela, as novas vagas vão atender às necessidades mais urgentes nas áreas de:

  • Gestão institucional;
  • Planejamento institucional;
  • Comunicação;
  • Ciência da informação;
  • Tecnologia da informação;
  • Ciência de dados;
  • Pesquisa;
  • Avaliação; e
  • Assessoria ao Estado.

Assim, a presidente do Ipea entende que esta nova seleção “é o primeiro passo em direção à solução de problemas institucionais”. Além disso, ela relembra que este será o primeiro concurso público do instituto com Lei de Cotas Raciais (Lei 12.990/2014), o que será importante para promover mais diversidade no órgão.

Recentemente, ainda, Luciana Servo se manifestou novamente sobre o concurso, relembrando que o Ipea está há muitos anos sem nova seleção.

“Nós viemos de 15 anos sem concurso público. Então, o Ipea é uma instituição que saiu de 700 servidores para 200 servidores com demandas crescentes com mudança de governo”, declarou.

Desse modo, a expectativa é de que o órgão não fique mais sem concurso por tanto tempo.

Ipea não estará no Concurso Nacional Unificado

O Governo Federal construiu um novo formato de concurso público, o Concurso Nacional Unificado. Se trata, então, de uma maneira de juntar diferentes órgãos federais em uma única seleção.

Dessa forma, os candidatos poderão ter acesso a diferentes vagas em uma única oportunidade. Além disso, com uma grande organização o objetivo é chegar em mais pessoas, com um total de 180 cidades para a aplicação das provas.

Os órgãos que desejarem, portanto, poderão fazer parte deste modelo. Contudo, este não foi o caso do Ipea, que decidiu seguir com concurso independente.

Assim, será necessário organizar todas as etapas do concurso. Uma delas, então, foi a escolha da banca examinadora, a qual o Ipea já realizou.

Veja também: Concurso Nacional Unificado segue em escolha de banca

Agora, a expectativa é de que o edital saia em breve.

Órgão está sem concurso há 15 anos

Os candidatos do próximo concurso do Ipea podem conferir a prova anterior do órgão, que ocorreu em 2008, com organização do Cebraspe.

Na época, as vagas se destinaram aos cargos de Analista de sistemas e de Técnico de desenvolvimento e administração. Ademais, as etapas avaliativas foram:

  • Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova oral, de caráter classificatório; e
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Considerando o tempo que se passou desde o último concurso e a banca diferente, é possível que o novo não tenha tantas semelhanças com a prova anterior. Ainda assim, é importante conferi-la para reforçar a preparação do candidato.

Competências do Ipea

O Ipea conta com várias responsabilidades como, por exemplo:

  • Promover e realizar pesquisas para o conhecimento dos processos econômicos, sociais e de gestão pública brasileira;
  • Analisar e diagnosticar os problemas estruturais e conjunturais da economia e da sociedade brasileira;
  • Realizar estudos prospectivos de médio e longo prazo;
  • Disponibilizar sistemas de informação e disseminar conhecimentos atinentes às suas áreas de competência;
  • Fomentar e incentivar a pesquisa socioeconômica aplicada e o estudo e gestão das políticas públicas e de organizações públicas, visando o desenvolvimento brasileiro sustentável; e
  • Realizar atividades de pesquisa, planejamento econômico e assessoria técnica ao Governo Federal nas áreas de sua competência.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.