São muitas opções de investimentos, por isso, para entrar no mercado é necessário realizar um planejamento e considerar as possibilidades dentro da sua necessidade.
Investimentos: poupança, conta remunerada, tesouro direto, CDI, LCI e LCA
Confira algumas das principais opções de investimentos para iniciar sua jornada neste mercado de forma planejada!
Poupança
A caderneta de poupança é um dos investimentos mais utilizados no Brasil. No entanto, é um investimento bastante conservador e oferece um menor retorno, quando comparado com outras possibilidades dentro da renda fixa.
No entanto, embora a poupança perca para a inflação às vezes, é muito escolhida por quem tem menos experiência. Já que é um investimento tradicional e não tem a cobrança do imposto de renda.
Conta remunerada
A conta remunerada é uma forma nova de destacar as opções que surgiram junto com o mercado financeiro digital. Já que os bancos digitais oferecem para o correntista rendimentos atrelados ao CDI.
Dessa maneira, os bancos atraem o cliente para poupar o seu dinheiro, considerando uma taxa de 90% do CDI 100% do CDI etc. São ganhos obtidos através de RDB, o Recibo de Depósito Bancário, que é um título de renda fixa. Por isso, essa é uma boa opção para quem tem um perfil mais conservador. Já que, de forma geral, é o primeiro passo para quem arrisca além da poupança.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto permite que qualquer pessoa invista em títulos públicos através da internet, sendo uma opção que pode ser mais rentável que a poupança e é considerada segura dentro do mercado.
As aplicações podem ter rentabilidade prefixada, pós-fixada e híbrida, por isso, é válido conhecê-las de maneira aprofundada e analisar a viabilidade de cada uma delas, de acordo com suas objetividades.
CDB
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma opção de renda fixa referente a um título privado emitido por instituições financeiras. De forma sucinta, no investimento CDB, o cliente empresta dinheiro ao banco e, por isso, recebe uma taxa de juros como uma remuneração. O CDB paga um percentual do CDI, contudo, também pode ser prefixado, pós-fixado ou atrelado à taxa SELIC.
LCI e LCA
LCI e LCA são as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio. Sendo assim, são opções de títulos privados que financiam a economia brasileira no setor imobiliário e no agronegócio. A vantagem para o investidor, dentre outros pontos, é que não há a cobrança do imposto de renda, algo que ocorre com o título de tesouro direto e o CDB.
São investimentos em longo prazo que requerem um aporte mínimo elevado. Contudo, podem ser opções rentáveis dentro de um planejamento financeiro que contemple essas particularidades.