Para entrar no mercado de investimento é importante considerar a volatilidade da economia, além de planejar o seu processo e ter cuidado com golpes que ocorrem na internet.
Investimentos: informações oficiais e plataformas de fintechs direcionam sua entrada no mercado
A popularização do mercado de investimentos é resultado de muitas ações governamentais para essa finalidade. Além disso, o acesso digital às possibilidades de investimentos é um fator primordial para esse crescimento.
Contudo, como tudo que implica crescimento, o mercado de investimentos também é utilizado para diversas modalidades de golpes e fraudes, sendo assim, o novo investidor deve se atentar para direcionar o seu processo de maneira segura.
Cuidado com golpes
É importante ter cuidado com abordagens que ocorrem na internet oferecendo retorno rápido e exponencialmente elevado em curto prazo. Além disso, o investidor também deve ter cuidado com uma pessoa física ou jurídica que se ofereça para intermediar todo o seu processo, sem mais esclarecimentos.
Sites oficiais
Busque informações através de fontes confiáveis. Plataformas como a Bolsa de Valores do Brasil (B3) e o Banco Central do Brasil (BCB) são relevantes para o investidor. Já que é possível acompanhar o mercado e entender melhor o impacto da volatilidade da economia no seu processo de investimento.
Fintechs: Nubank, Inter e Neon
Além disso, busque por uma plataforma que facilite o seu investimento. Atualmente, as fintechs oferecem para o cliente essa possibilidade sem nenhum tipo de custo.
O Nubank, por exemplo, atualizou a sua plataforma, assim sendo, o cliente pode investir no tesouro direto de forma simples e eficiente.
O Banco Inter oferece cashback para o novo investidor, o que pode ser viável dentro de um processo planejado. A conta digital Neon transforma o valor investido em crédito no cartão, sendo viável para obter crédito para uma compra específica.
Por isso, é válido considerar a viabilidade de cada programa de investimento dentro de um processo planejado. Não deixe de realizar um planejamento, independentemente de suas opções.
Renda fixa
Além disso, é viável que o novo investidor considere a renda fixa como a melhor maneira de entrar no mercado e diversifique suas opções o máximo possível.
Ao desconfiar naturalmente de promessas de riqueza rápida, a sua entrada no mercado de investimentos se torna mais segura. Além disso, acompanhe a economia e se atualize através de plataformas oficiais.
Reserva de emergência
Dessa maneira, poderá elevar a sua rentabilidade para além da poupança de forma segura, já que muitas opções podem ser viáveis para quem deseja viabilizar uma reserva de emergência.
Contudo, não deixe de planejar o seu processo para elevar suas chances de sucesso, considerando que o mercado de investimentos requer paciência por parte do investidor.