Economia

Investimentos: a alteração no perfil e no comportamento do investidor

Atualmente o mercado de investimentos está bem movimentado, já que são muitos os entrantes neste mercado sendo a maior parte pessoas físicas que eram extremamente fiéis à caderneta de poupança.

Investimentos: a alteração no perfil e no comportamento do investidor

A mudança no comportamento do investidor, bem como a entrada de novos investidores de maneira exponencial no mercado, pode ser resultado de muitos fatores, dentre eles, a disseminação das informações sobre o mercado de investimentos; o que é bastante positivo, já que é um assunto que é bastante explorado na atualidade.

No entanto, caso você faça parte desse novo perfil de investidor, é importante que se atente a alguns fatores relevantes para que você possa aumentar a sua chance de entrar nesse mercado de maneira segura.

A volatilidade da economia

Primeiramente, é aconselhável ao novo investidor que entenda o funcionamento do fluxo da economia; já que a volatilidade é um fator inerente ao mercado de investimentos e é muito importante que você tenha clareza sobre os reais riscos de perdas e ganhos.

Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é cabível para todas as pessoas em todas as situações. Entretanto, a sua entrada no mercado de investimentos precisa ser direcionada assertivamente, de modo que obtenha clareza sobre alguns pontos relevantes. Tais como: 

  • Qual é o valor que você possui para disponibilizar para cada opção de investimento disponível no mercado?
  • Qual é o prazo que você pode aguardar para que possa fazer o resgate do valor investido?
  • Quais são as suas metas pessoais em curto, médio e longo prazo?
  • Quais das opções disponíveis no mercado de investimentos atendem suas necessidades e objetivos?

Busque sempre informações por fontes oficiais

Acesse sites confiáveis com o site da Bolsa de Valores do Brasil (B3) e o Banco Central do Brasil (BCB). Além disso, sites de diversas fintechs oferecem informações direcionadas para novos investidores, como Banco Inter e Nubank, por exemplo.

Certamente, você pode fazer uso dos simuladores e entender na prática o comportamento desse mercado. Entretanto, é relevante que visite sites oficiais para minimizar as chances de cair em golpes e fraudes. Uma vez que, assim como ocorre com o Pix e com o Open Banking, o mercado de investimentos é bastante utilizado para diversas ações de má-fé na internet.

Comece por opções de renda fixa

É importante que comece por opções de renda fixa, já que são investimentos que permitem que saiba o valor que será resgatado quando do vencimento do contrato. O Tesouro Direto é uma opção interessante, visto que permite investimentos de baixos valores, sendo uma forma de analisar a viabilidade de cada opção para a sua diversificação de investimentos.