Saúde e Bem Estar

Inteligência interpessoal: O que é e como desenvolver?

Você já ouviu falar em inteligência interpessoal? Se ainda não, saiba que este é um bom momento para aprimorar a forma como você interage com as outras pessoas. Afinal, essa inteligência é capaz de melhorar as suas relações e trazer muitos benefícios para a sua vida pessoal e profissional. Quer saber como? Então acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro desse assunto!

O que é a inteligência interpessoal?

Em linhas gerais, podemos dizer que a inteligência interpessoal nada mais é do que uma inteligência das relações sociais. Isto é, trata-se da capacidade que temos de nos comunicar com outras pessoas de uma forma eficiente; da forma como somos vistos como pessoas equilibradas e que sabem se relacionar; da capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e agirmos de forma empático; entre outros fatores.

Em suma, é a capacidade de lidar com pessoas de uma forma saudável e muito construtiva. Assim, conseguimos construir relacionamentos mais sólidos e consistentes. Para tanto, é preciso abrir a mente e buscar o aprimoramento dessa inteligência. Abaixo explanamos mais sobre esse assunto.

Como desenvolver a inteligência interpessoal?

Entendido o que é inteligência interpessoal, veja agora algumas dicas para desenvolver a sua, facilmente:

1- Interaja mais com as pessoas em sua volta

Procure ser uma pessoa um pouco mais aberta, a cada dia. Porém, não entenda isso como “abrir a vida pessoal” para qualquer indivíduo, ok? Mas sim, referimo-nos à capacidade de manter um bom fluxo de ideias em uma conversa com qualquer pessoa. Mas, para desenvolver essa capacidade, é preciso conversar.

Portanto, puxe mais conversa no trabalho, na faculdade e em outros âmbitos sociais que você está inserido. Se perceber que ficou calado por muito tempo, tente conversar um pouquinho mais com quem está em sua volta. Aos poucos você se “solta” e melhora a sua maneira de se comunicar.

2- Participe de trabalhos em equipe

Participar de trabalhos em equipe também pode ajudar. Na sua empresa existem grupos responsáveis por eventos? Caso exista, que tal participar de um grupo nesse sentido para ajudar a equipe a desenvolver momentos ainda mais construtivos para todo o conjunto? Dessa forma, você acaba explorando mais a sua inteligência interpessoal.

3- Desenvolva a sua escuta ativa

Procure escutar ativamente o que a outra pessoa está lhe dizendo. Isto é, mantenha o foco no que você está ouvindo, e não no que você está pensando sobre o que ouviu. Isso diminuirá os ruídos na comunicação, e ainda fará com que você seja visto como uma pessoa com inteligência interpessoal.

4- Pratique a empatia

Estimular e praticar a empatia também é fundamental. Ao colocar-se no lugar do outro você passa a ter um olhar mais equilibrado sobre as situações. E assim, não age de forma impensada ou impulsiva, melhorando as suas relações como um todo.

5- Seja mais flexível e procure entender a opinião alheia

Seja mais flexível quando estiver conversando com outra pessoa. A inteligência interpessoal está relacionada com a nossa capacidade de aceitar a opinião alheia, sem “perder a amizade”. Considere sempre que ninguém é igual a ninguém e, por isso, sempre existirão opiniões divergentes. Portanto, nada de ficar chateado por isso, ok? Pratique a empatia e a flexibilidade na hora de ouvir o que o outro tem a dizer.