Instituições sociais: Tipos e exemplos

As instituições sociais são ferramentas reguladoras e normativas das ações humanas. Elas buscam reunir um conjunto de regras e procedimentos admitidos pela sociedade. 

Ambas agem em uma relação de interdependência, não agindo de maneira isolada, e surgem para amparar diversas necessidades humanas. 

Possuem papel primordial para o funcionamento da sociedade e do estado democrático de direito, o que de fato acontece através do poder normativo e coercitivo. 

Dessa maneira, determinam as regras e procedimentos dos grupos agindo conforme os padrões, papéis, valores, comportamentos e relações entre indivíduos da mesma cultura. 

Ademais, as instituições sociais compõem a estrutura social e designam meios sociais longevos e estáveis. Por meio delas envolvem-se várias relações em função de interação entre os grupos sociais. 

Vale destacar que além de participar da organização da sociedade, ela também pode atuar como um controlador social. 

Desse modo, conhecer melhor as instituições sociais poderá fazer a diferença na preparação para o Enem e demais vestibulares, acompanhe o artigo e fique por dentro. 

Tipos de instituição

De acordo com a função e o espaço social que se desenvolvem, as instituições sociais podem ser classificadas; como:

  • Espontâneas: Surgem espontaneamente por meio das relações criadas através de agentes sociais, como a família por exemplo. 
  • Criadas: Surgiram para organizar e regularizar a sociedade e não surgiram de forma espontânea. Como por exemplo, bancos, igrejas, entre outros. 
  • Reguladoras: Regula vários aspectos da sociedade, por exemplo, instituições educacionais e religiosas.
  • Operacionais: Funciona por meio dos aspectos da sociedade, como o departamento de finanças por exemplo. 

Exemplos de instituições sociais

Podemos citar como as principais instituições sociais:

  • Familiares: Instituição que grande parte dos indivíduos fazem parte e tem como funções principais as áreas financeira,  educação e reprodução. 
  • Ensino: Voltadas para disseminação do conhecimento como escolas e universidades. 
  • Religiosas: Criadas buscando preencher lacunas metafísicas da vida social, baseada em dogmas, crenças e tradições como igrejas e templos. 
  • Econômicas: Busca oferecer regularidade através de agentes como bancos e casas de crédito. 
  • Políticas: As principais instituições no campo político temos o Estado nas esfera dos poderes legislativo, executivo e judiciário e o povo, além da monarquia em alguns países. 
  • Lazer: Diversas instituições fazem parte com o intuito de oferecer entretenimento a sociedade, como as festas de carnaval, por exemplo. 

E então, gostou de saber mais sobre instituições sociais?

Não deixe de ler também – 4 estratégias de ensino que trazem bons resultados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.