Instituições lançam oficina de história em quadrinhos para escolas

Imagine ter a própria história em quadrinho inspirada no universo de criação do Mauricio de Sousa. 

O Forma Conhecer, especializado no turismo pedagógico, em parceria com a Mauricio de Sousa AO VIVO, empresa do Grupo Mauricio de Sousa responsável pelo live experience, apresentam o HQ LAB, uma oficina interativa de quadrinhos, que vai levar um pouquinho da Turma da Mônica para dentro das escolas. 

O projeto traz atividades lúdicas e educativas para construção de historinhas totalmente customizadas. A oficina é destinada a alunos do ensino infantil em processo de alfabetização até o ensino fundamental nos anos iniciais.

Em um cenário convidativo, montado dentro das escolas, a oficina conta com as atividades manuais, conduzidas por monitores especializados, utilizando os icônicos personagens da Turminha, em um “gibizão” de 1,4 metro, em que os alunos podem criar suas histórias diretamente no espaço.

O HQ LAB contribui para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança, incentivando criatividade, imaginação, colaboração e autonomia. 

“Os gibis são um dos primeiros contatos da leitura infantil, sendo uma poderosa ferramenta de estímulo a essa prática, que melhoram o desempenho da aprendizagem, aliando os diálogos e imagens para uma compreensão divertida. A maior referência deste universo é a Turma da Mônica. O HQ LAB surgiu para contribuir ainda mais com este processo, estimulando a aproximação com esse conteúdo de forma que as crianças sejam protagonistas daquilo que elas querem ler e desenhar”, conta Cesar Leonel, diretor do Forma Conhecer.

Para Mauro Sousa, diretor da Mauricio de Sousa AO VIVO, a oficina é uma oportunidade para crianças se conectarem ainda mais com Turma da Mônica. 

“Acreditamos que o HQ LAB permitirá uma experiência única, envolvente e colaborativa por meio da imaginação, tendo como plano de fundo a Turminha, que já encanta adultos e crianças há 60 anos e faz parte do processo de alfabetização de muitas pessoas”, ressalta Mauro.

Competências

Com duração de 45 a 80 minutos, o HQ LAB ocorre em um ambiente interativo para 25 a 30 alunos por sessão, com temas abordados pela Turma da Mônica, que também se enquadram nas competências exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tais como: 

  • Meio ambiente, 
  • Qualidade de vida, 
  • Inclusão, 
  • Ética e cidadania.

A atividade inclui um brinde exclusivo para todos os alunos participantes: um gibi em branco, com cartelas de adesivos, para que as crianças possam criar sua própria historinha depois da atividade em grupo.

E não para por aí! Em janeiro de 2022, o HQ LAB será ampliado e contemplará o trade de shoppings centers, visando atingir os principais malls do Brasil, seguindo o conceito edutainment e levando a interação e a ludicidade da atividade para toda família.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Forma Conhecer e Mauricio de Sousa AO VIVO.

E então, gostou da matéria sobre quadrinhos? Não deixe de ler também – Auxílio Brasil e Benefício Compensatório de Transição

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.